Ao contrário do que muitos pensam, nem todos os tipos de gordura são ruins. Se devemos evitar as gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol e prejudicar a saúde cardiovascular, existem também as que fazem bem: as gorduras boas.
Afinal, a gordura é muito importante para a produção de energia, e um elemento indispensável para o funcionamento do cérebro e a produção de alguns hormônios.
Alimentos ricos em gorduras boas
Confira abaixo quais são os principais alimentos e fontes ricas em gorduras boas para você inserir na sua rotina, melhorar seu desempenho durante as atividades físicas e ter mais qualidade de vida e bem- estar.
Abacate
Uma das raras frutas ricas em gordura, mas a maior parte delas é monoinsaturada, então ele está liberado. Além disso, tem fibras e é fonte de vitamina E, um antioxidante pouco presente nas frutas.
Azeitona
Como o abacate, é um petisco rico em gorduras monoinsaturadas, então pode render um aperitivo mais saudável: 40 g de azeitona têm 63 calorias, enquanto 30 g de batata frita têm 153.
Azeite de oliva
Entre suas gorduras monoinsaturadas predomina o ácido oleico, que reduz o risco de problemas cardiovasculares e reduz o LDL (o chamado "colesterol ruim").
Salmão
Seu trunfo é ser rico em ômega 3, que reduz os triglicérides e os índices de inflamação, as arritmias e a pressão arterial.
Nozes
São uma fonte saudável de ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6), aqueles que o corpo não produz, por isso precisamos adquirir pela alimentação.
Ovos
Têm um nível baixo de gordura saturada (2,8%), e trazem muitos nutrientes, como as vitaminas A, D e K, além de minerais, antioxidantes e proteínas.
Linhaça
Em uma quantidade pequena de sementes há muitos nutrientes e fibras. Seu óleo tem gorduras boas e vitamina E.
Chocolate
Só pode ser considerado saudável se tiver mais de 70% de cacau. Mas deve ser consumido com moderação, pois tem gorduras saturadas -em compensação, contém flavonoides, e minerais.
LEIA TAMBÉM: Dez alimentos bons para a saúde do intestino
Mudanças na alimentação
Agora você já sabe quais alimentos podem te ajudar na obtenção de gorduras boas e como isso melhora a sua saúde e bem-estar. No entanto, antes de mudar a sua dieta e rotina alimentar, o ideal é sempre procurar auxílio de um profissional especializado , como o nutricionista e o endocrinologista.
Consulte aqui a rede referenciada da Bradesco Saúde e encontre consultórios, clínicas e médicos especialistas.