Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Dez alimentos bons para a saúde do intestino

Rúcula, gengibre e o polêmico coentro estão na lista dos alimentos que ajudam na saúde do seu intestino — e na saúde em geral.

Dez alimentos bons para a saúde do intestino

Alimentos ricos em nutrientes devem estar na lista de compras de quem quer cuidar da saúde do intestino. Ao site mindboygreen, o gastroenterologista Marvin Singh elencou seus dez alimentos favoritos para realizar essa função.

“Eles têm um alto benefício nutricional. É uma combinação de antioxidantes, vitaminas, minerais, polifenóis, ômega-3 e coisas assim”, disse o especialista à publicação norte-americana. “Esses são alimentos que a maioria das pessoas deveria conseguir comer ou integrar a sua dieta”, completou.

Rúcula

Essa verdura é boa para digestão e inchaço. É rica em cálcio, potássio, ácido fólico e é repleta de fibras — que as bactérias presentes no intestino adoram. Também é um alimento e tanto para dar uma variada na salada do dia a dia.

Coentro

“Considero o coentro uma supererva”, diz Singh. O motivo: sua capacidade de apoiar a desintoxicação e equilibrar o açúcar no sangue. A supererva do gastroenterologista é repleta de antioxidantes que auxiliam o nosso sistema imunológico.

Aqui no Brasil há uma polêmica em relação ao uso de coentro no preparo dos pratos. O seu forte sabor faz com que existam dois tipos de pessoas: aquelas que amam e aquelas que odeiam o ingrediente muito presente na culinária das regiões Norte e Nordeste.

Aspargos

Outro alimento rico em prebióticos para a felicidade das bactérias do bem que habitam nosso intestino. Além disso, o vegetal também é fonte de glutationa, um antioxidante concentrado no fígado que ajuda na eliminação de toxinas. “Você pode grelhar, refogar, cozinhar no vapor e até mesmo picar em pedaços pequenos para usar na salada”, ensina Singh.

Acelga-chinesa (bok choy)

Esse vegetal lembra o repolho. A sua parte branca é mais adocicada, enquanto as folhas são mais amargas (confira aqui uma receita de bok choy no vapor feita pelo site Panelinha). Singh também listou esse alimento por ele ser uma fonte de manganês, ácido fólico e sulforafano, que ativa uma proteína chamada Nfr2, que por sua vez ativa proteínas antioxidantes do corpo.

Gengibre

Ótimo para combater enjoos, o gengibre pode ser bom também para o inchaço e auxiliar o trânsito intestinal. A planta ainda pode ajudar quem sofre com dores nas articulações, é um anti-inflamatório natural e ajuda a equilibrar o açúcar no sangue.

Kimchi

É o condimento típico da culinária coreana, que leva hortaliças e um molho vermelho bem apimentado. É um alimento fermentado, o que, nas palavras de Singh, é algo que devemos consumir regularmente. “Você não só obtém os benefícios de comer o alimento em si, mas também recebe uma dose de probióticos ao ingeri-lo”, explica.

Batata-roxa-de-Okinawa

Essa vai ser um pouquinho mais difícil de encontrar no Brasil. Não é a mesma coisa que as batatas-roxas comuns, que já têm muita vitamina. As de Okinawa, região do Japão muito conhecida pelos seus altos índices de longevidade, têm muitos antioxidantes. Singh explica que em um estudo foi constatado que esse tipo de batata-roxa contribui para o crescimento de uma bactéria associada a melhor digestão e saúde intestinal.

Mirtilos

Os pigmentos que dão a cor característica dessas frutinhas são ótimos para a saúde do cérebro, além de concentrar muita fibra.

Açafrão

Considerado um superalimento por apoiar a imunidade e promover conforto intestinal. “Sem contar que dá um sabor agradável aos preparos”, diz o especialista.

Nozes

É uma boa fonte de vitamina E, polifenóis e ômega-3. E, além do perfil nutricional, conta a seu favor a versatilidade de consumo.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}