Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Como cultivar sua própria horta com pouco espaço

As soluções para quem quer plantar sua própria comida ainda que não tenha um jardim ou uma área muito grande

Como cultivar sua própria horta com pouco espaço

Pensou em horta, pensou naquele imenso espaço em que os alimentos brotam do chão, um jardim lindo cheio de verde. Mas se a sua realidade é a de pouco espaço, não desanime.

É possível, sim, ver crescer da terra aquilo que você pode comer (ou temperar) em locais que tenham apenas dois dígitos de m² de área.

Confira a seguir algumas dicas de como cultivar sua própria horta com pouco espaço selecionadas pelo site Healthline. (Leia aqui o conteúdo em inglês)

Muita coisa pode ser plantada em potes 

Se você tem uma varanda ou um deck, saiba que muitos vegetais podem crescer bem em potes ou até bolsas de cultivos. A dica da publicação é pesquisar os alimentos que podem ficar em potes, usar a terra apropriada e fornecer muita água.

O que dá para ser cultivado em potes (alguns precisam de profundidade): ervas, ervilhas, alface, tomate, pimentões e berinjela. Até mesmo alguns tubérculos e raízes, como beterraba, batatas e rabanetes, podem funcionar.

Outra opção são as bolsas de cultivos. Numa pesquisa rápida no Google, você encontra alguns modelos. Lembre-se de perguntar a quem entende do assunto (o atendente da loja especializada, por exemplo) o tipo de terra a ser comprada e onde manter os vasos/bolsas.

O blog da Plantei mostra alguns tutoriais sobre hortas em pote.

Já pensou em usar o seu telhado? 

O telhado da sua casa/prédio é acessível e, principalmente, seguro? Então pode ser que essa seja uma área e tanto para cultivar seus alimentos, principalmente aqueles que precisam de muita luz do sol para crescer.

É o caso, por exemplo, de tomate, pimentão, berinjela, manjericão, tomilho e alecrim.

O primeiro passo é consultar a administração do prédio ou o engenheiro que construiu a sua casa para saber se o telhado pode receber um pequeno jardim. O segundo passo, escolher os recipientes mais adequado para o que você deseja plantar. Depois de tudo isso, é só plantar e tomar cuidado com o regime de regas.

Leia também: 6 promessas a favor do meio ambiente para você fazer agora

Aproveite o sol que bate na janela 

Floreiras que ficam pertinho da janela também são alternativas para quem não tem tanto espaço. Como vai ser difícil movê-las dali, é preciso pesquisar qual alimento gosta da quantidade de sol que o local recebe.

Uma dica dada pela publicação é procurar por sementes ou mudas que se dão bem no clima da sua região. De novo, vale a orientação: consulte quem sabe do assunto para escolher a que melhor se adapta à sua realidade.

Lembre também do lado “de dentro” da janela 

Um clássico das hortas caseiras. Se você tem uma janela ensolarada, essa é uma boa opção para cultivar algum alimento, como ervas e temperos, como pode ser visto aqui – principalmente porque não exigem muita manutenção (apenas o compromisso de deixar a terra úmida).

O ideal, diz a publicação, é que a planta fique num local que receba muito sol, mas que não fique exposta ao calor ou ao vento.

Já pensou em fazer parte de uma horta comunitária?

Algumas cidades já contam com hortas comunitárias. Pode ser a opção para quem deseja muito plantar algo e não tem um espaço adequado.

Como o nome diz, são hortas de uso coletivo e compartilhado por pessoas que moram na região ou que fazem parte de uma associação.

Além de uma ótima alternativa para o destino de terrenos baldios de grandes centros urbanos, as hortas comunitárias são uma maneira de as pessoas manterem fortes seus laços sociais.

O que fazer e o que evitar na hora de começar a fazer uma horta em casa

O site Casa e Jardim ouviu especialistas para elaborar uma lista de coisas que devem e não devem ser feitas para plantar vegetais em casa. Confira a seguir:

Do que você precisa para começar? 

  • Algum espaço — como vimos, dá para se virar em um espaço pequeno. “A única exigência é que os potes e vasos tenham furos na base para o escoamento da água e para evitar o apodrecimento de raízes”, diz a publicação.
  • Luz natural — porque algumas hortaliças precisam de muita luz para desenvolver.
  • Lembrar da drenagem dos vasos — nem só de terra, luz e água vivem as plantas.
  • Escolher a espécie adequada para você — é preciso conhecer as características da sua casa na hora de decidir o que plantar.
  • Paciência — Leva tempo para a sua horta ficar verdinha e bonita. Adube e regue a terra com a frequência adequada.

Quais erros evitar? 

  • Subestimar o espaço — sim, é possível cultivar uma horta com pouca área, mas alguns alimentos vão precisar de muito espaço para acomodar suas raízes. Por isso aquela dica de sempre conversar com um especialista.
  • Misturar plantas que não gostam de companhia — é o caso da hortelã, como mostra a publicação. A erva possui raízes invasoras que podem prejudicar outras plantas.
  • Não cuidar com atenção — é bem provável que você não seja um especialista, por isso, anote a frequência de rega, adubação e o que mais for preciso em um caderno de consulta rápida. Cada hortaliça tem sua individualidade.
  • Molhar a terra quente — regue ao anoitecer ou logo cedo, nunca com o sol a pino.
  • Esquecer que horta faz parte da casa — deve-se pensar na decoração e no paisagismo para que a sua horta não seja um estorvo e você acabe desistindo ou tendo dificuldade de cuidar dela.

Curtiu as nossas dicas? Envie esta matéria para algum parente ou amigo que, assim como você, tem muita vontade - mas pouco espaço – de começar uma horta.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}