O tema “Expansão da Longevidade” está cada vez mais presente nas pautas da atualidade e, ao mesmo tempo, vem se tornando uma interessante área de pesquisas e estudos para especialistas do mundo inteiro.
Bradley Schurman, autor do livro “The Super Age”, fala sobre os desafios e as oportunidades do envelhecimento da população. “Estamos diante de duas megatendências: a queda nas taxas de natalidade e o aumento da longevidade. O envelhecimento da população se deu de forma silenciosa nos últimos 200 anos, mas agora está aí, em toda a sua magnitude”.
As tendências da longevidade
O livro reúne informações sobre as mudanças demográficas e o envelhecimento populacional, que estão acontecendo a uma escala global. O autor explica que antes da Segunda Revolução Industrial, poucas crianças tinham chances de sobrevivência, apenas metade chegava aos 18 anos.
Com o surgimento de novos medicamentos, vacinas e segurança alimentar, mais crianças chegaram na idade adulta e, consequentemente, até a velhice.
Aumento da expectativa de vida no mundo
Ao menos 35 das 195 nações terão, no mínimo, 20% dos habitantes acima dos 65 anos. Em 2050, um em cada seis habitantes do planeta terá mais de 65 anos e, nos EUA e na Europa, a proporção será de 25%.
O grupo que mais cresce, o dos octogenários, vai triplicar: de 143 milhões, em 2019, para 426 milhões, em 2050. No Japão, por exemplo, o número de aposentados acima dos 65 anos já representa mais de 30% da população.
Comece agora
Por isso, precisamos construir nosso envelhecimento ativo agora. Comece com pequenos hábitos que possam auxiliar em sua jornada da longevidade.
LEIA TAMBÉM: Como não ter medo do envelhecimento