Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

O tempo está passando mais rápido?

Há quem deseje esticar o dia e ter mais tempo para fazer suas as atividades. Mas por que é tão comum sentirmos que o tempo está passando mais rápido? Confira aqui!

O tempo está passando mais rápido?

Você sente que os seus dias estão passando cada vez mais rápido? Ainda no começo da pandemia, quando parecia que os relógios estavam desacelerados em seu ritmo, com a vida acontecendo em isolamento social, continuamos a ter a sensação de que um ano mal começa e já termina. 

Talvez você possa até acreditar que antigamente o tempo passava mais devagar, mas a verdade é que os minutos e o segundos percorriam na mesma velocidade que atualmente. O dia continua a ter suas 24 horas e o tempo não está passando mais rápido. Ao contrário disso: a cada novo século, nossos dias se tornam 1,8 milissegundos mais longos. 

A percepção de passagem do tempo está relacionada ao que ocorre no nosso mundo interno. Ou seja, o que sentimos e a forma como vivemos nos faz ver o tempo voar. Essa sensação que é comum a muitas pessoas, compreende diferentes regiões do cérebro associadas à memória, à emoção e aos neurotransmissores.

São os níveis de dopamina no organismo que influenciam essa percepção. Normalmente sentimos que o tempo passa mais rápido quando essa substância está elevada.

O cientista Isaac Newton afirmou séculos atrás que "o tempo absoluto, verdadeiro e matemático, por si mesmo e por sua própria natureza, flui igualmente sem relação com nada de externo, e com outro nome, chamado de duração.” Mas, então, por que é comum sentirmos que ele tem transcorrido cada vez mais rápido? 

A influência da rotina

Achar que os dias estão mais curtos vem do erro de acreditar que sempre vamos conseguir encaixar mais uma tarefa em meio à tantas outras.  Que podemos assumir diversos compromissos e ter a agenda cada vez mais lotada.

Porém, não conseguimos dar conta de tudo, é claro. Esgota-se o tempo e é difícil reconhecer que não temos tudo sob controle.

Agora, tente lembrar a última vez que você fez algo novo: provar uma comida diferente, acampar na natureza, conhecer outro país ou até algo mais simples, mas que foge da rotina. Perceba como você consegue lembrar dos detalhes desses momentos que mais marcaram a sua vida, independente de quando tenha acontecido. 

Se os seus dias não fogem da rotina, é provável que eles não criem muitas lembranças. Com o passar do tempo, os acontecimentos que não foram marcantes para você, são concentrados numa única memória. Sem memórias novas, vemos os anos passarem num piscar de olhos.

Uma dica para não deixar a correria causar essa sensação de falta de tempo, é tentar ampliar o seu dia. Aprecie momentos simples, preste mais atenção nas pessoas, nos trajetos que você faz e em outros detalhes do cotidiano que, normalmente, passam despercebidos.

LEIA TAMBÉM: O segredo dos centenários

O que a ciência diz 

De acordo com um estudo da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, a percepção do tempo em pessoas com sentimentos de rejeição pode ser até 50% mais lenta em comparação àqueles que se sentiam bem.

Os participantes da pesquisa foram encarregados de avisar quando achassem que 40 segundos tivessem passado. O resultado mostrou que, para aqueles que se sentiam queridos em seus relacionamentos, a estimativa foi mais precisa, ao todo em 42,5 segundos. Já para os indivíduos que enfrentaram um término de relacionamento, os 40 segundos foram mais longos: 63,6 segundos.

Outro estudo publicado no The Journal of Positive Psychology concluiu que, ainda que o dinheiro proporcione experiências condicionadas a alegria e felicidade (viagens, lazer e alimentação), ter um tempo livre é indispensável para garantir o nosso bem-estar físico e mental.

Use o tempo a seu favor

Não dá para colocar a culpa no tempo e não existe um complô dele contra nós. Lembre-se que para vê-lo com olhos mais gratos, precisamos sentir que a nossa presença no mundo não é em vão. Portanto, em vez de tentar controlar o tempo, que tal fazer as pazes com ele?

O filósofo alemão Martin Heidegger acreditava que os dias e os anos são apenas formas de calcular o tempo. Quando passamos a ter consciência disso, aproveitamos mais as oportunidades que aparecem pelo caminho. 

Aceitar o curso natural da vida e se preocupar menos com a finitude, é uma das receitas para quem quer viver com maior tranquilidade e menos preocupações.

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}