Sabemos bem que a pandemia do novo coronavírus fez com que o ambiente residencial e de trabalho ficassem bem misturados. Por isso, em alguns momentos, é bem difícil separar quem somos enquanto pessoas e profissionais. Mas é possível ter esse equilíbrio no dia a dia?
Sim, e basta apenas um simples exercício: pensar nos empregos como verbos e não como substantivos. Por exemplo, “eu faço jornalismo” em vez de “eu sou jornalista” ou “eu faço educação para jovens” em vez de “eu sou um professor”.
Essa sugestão é de Tim Herrera, jornalista do The New York Times. Em sua coluna on-line para o jornal, ele destacou a importância de redesenhar nossa rotina, já que as horas pessoais passaram a concorrer com as horas de trabalho.
Isso significa que diferentes áreas de nossa vida agora se encontram de forma que não sabemos mais se um problema pessoal afeta nossa produtividade no trabalho ou vice-versa. Até porque, não temos controle das situações, principalmente quando passamos a centrar nossos esforços apenas no emprego.
“Se as coisas começarem a dar errado no trabalho, isso pode afetar sua saúde mental de uma forma que não afetaria se você não estivesse tão profundamente envolvido”, disse Alison Green, escritora e fundadora do blog de conselhos Ask a Manager (Pergunte à gerência, em tradução livre). “Isso significa dar muito poder sobre a sua felicidade, de tal maneira que pode acabar te machucando.”
Herrera conversou ainda com Art Markman, professor de psicologia e marketing na Universidade do Texas e autor do livro “Bring Your Brain To Work” (Traga o seu cérebro para o trabalho, em tradução livre), que disse que “o cérebro precisa de um pouco de tempo ocioso”. Fazer isso possibilita o órgão reiniciar e inventar uma maneira diferente de lidar com determinada situação.
SAIBA MAIS: Estudo mostra que a prática de atividades físicas ajuda a estimular a criatividade
Essa dinâmica vale mesmo que o seu objetivo seja ser produtivo no trabalho ou ter foco na carreira. Quando não há um equilíbrio com a vida pessoal, pode ser que a saúde (tanto mental quanto física) fique um tanto comprometida. Por isso, a dica é gerenciar a carreira tendo em vista o que é possível acompanhar dela.
Como tentar encontrar um equilíbrio
Encontrar um equilíbrio entre a rotina pessoal e a rotina de trabalho não é uma tarefa fácil, mas Green indicou um primeiro passo que podem nos ajudar nessa missão: o importante, destaca a escritora, é saber colocar limites em algumas situações e, assim, evitar prejuízos na vida pessoal ou profissional.