Comer doces em excesso, já sabemos, pode causar alguns problemas, que vão desde fadiga até desenvolvimento de diabetes. Ter menos açúcar do que o necessário no sangue também pode ser prejudicial, por isso é importante ter uma alimentação em que o nível de glicose no organismo seja equilibrado.
LEIA TAMBÉM: Qual a diferença entre o açúcar refinado e o que vem das frutas?
7 dicas para equilibrar o seu nível de glicose
Para você que está sempre preocupado com a sua saúde e bem-estar, caneta e papel na mão! Confira agora essas sete dicas dadas pelo site mindbodygreen.
Reduza os processados
Muitos alimentos processados têm altos teores de açúcares e outros carboidratos e, por não terem fibras, retardam a estabilização do nível de glicose no sangue. Se não der para evitá-los, prefira os que são feitos com alimentos integrais, como castanhas, sementes e frutas secas.
Coma mais fibras
As fibras reduzem a velocidade de digestão dos carboidratos e a absorção de açúcar, por isso ajudam o nível de glicose a ir subindo gradualmente. Algumas boas fontes de fibra são: pera, aveia, framboesa, brócolis e lentilhas.
Escolha proteínas de qualidade
As proteínas regulam a secreção de insulina, o que faz o nível de glicose no sangue subir mais lentamente. Além disso, alimentos ricos em proteína dão bastante saciedade, evitando a tentação de comer um docinho ou lanche antes da hora.
Consuma gorduras saudáveis
A gordura também ajuda a segurar os picos de açúcar, mas devem ser consumidas com atenção. O ideal é evitar a gordura refinada (trans e óleos vegetais) e apostar em castanhas, azeite, abacate e salmão.
Prefira alimentos integrais
Os carboidratos são nossa fonte de energia, então não devem ser riscados da nossa dieta. Aqui, a dica é trocar o pão branco, o macarrão e os doces por grãos integrais, batata doce e frutas, entre outros carboidratos integrais.
Cuidado com o jantar
Nosso organismo vai se tornando mais resistente à insulina ao longo do dia, então o que comemos à noite causa um pico de açúcar no sangue maior do que o que comemos de manhã.
Por isso, evite comer demais ou muito tarde no jantar. O melhor é fazer refeições maiores mais cedo.
Beba bastante água
Beber água ativa os rins, que eliminam o excesso de açúcar do sangue na urina. Alguns estudos já mostram que quem bebe mais água tem menor risco de desenvolver hiperglicemia (alto nível de glicose no sangue).
Veja outras dicas também no artigo 7 maneiras de se hidratar além de beber água