Desde que nos entendemos por gente, sabemos que a arte sempre fez parte das nossas vidas e não é de hoje que reparamos nos benefícios que nos proporciona. Pare e pense por alguns minutos: qual é a sua sensação ao lembrar de uma exposição de arte, um concerto ou uma sessão de cinema?
Provavelmente, em alguma dessas ocasiões você sentiu que a sua energia foi recarregada, não é? Pois saiba que isso tem comprovação científica.
Um estudo da University College London (UCL) mostra que as pessoas que consomem mais arte podem ter uma expectativa de vida mais longa. Após 16 anos de desenvolvimento dessa pesquisa, com a participação de mais de 6.700 pessoas, acima dos 50 anos, a conclusão é que a relação entre arte e saúde pode ter um notável efeito sobre a nossa longevidade.
LEIA TAMBÉM: Os benefícios da música para a saúde mental
Os benefícios da arte na longevidade
Outros estudos também apontam a arte como uma ferramenta terapêutica que melhora a saúde do corpo e da mente, aumentando a longevidade e a qualidade de vida. A arte pode ser um grande canal para a expressão de sentimentos e emoções promovendo o alívio de tensões, aumentando o bem-estar psicossocial.
É importante termos consciência que encontrar meios de ter contato com a arte promove a ampliação da consciência física e mental, facilitando o autoconhecimento, a autoconfiança e resgatando a autoestima, o que resulta em uma infinidade de possibilidades de ressignificar o sentido da própria vida.
Então, que tal aproveitar essa informação e dar um jeitinho de consumir mais arte?
A sua saúde agradece!