O cultivo do bonsai envolve um longo processo, que vai desde a poda da raiz até o direcionamento correto dos galhos e copa.
O hobby contribui para a saúde mental de quem o pratica. Aqueles que cultivam bonsais investem na criatividade, afinal, com as técnicas adequadas, a mini árvore pode crescer de diversas formas diferentes, se estimulada adequadamente.
Os especialistas em bonsais são unânimes sobre as formas de cultivo: atenção plena e foco total no cuidado com a planta, em todas as etapas, como podas, adubação, regas, mas também paciência e habilidades manuais.
No entanto, eles se desenvolvem de forma mais lenta, se comparado às plantas tradicionais. É preciso ter paciência com o processo para um resultado satisfatório. É preciso realizar uma manutenção diária de uma maneira bastante cuidadosa e paciente.
A prática também ajuda na compreensão das emoções e estimula a autoconfiança daqueles que o fazem. O cultivo de bonsai exige planejamento, resolução de problemas e faz com que o indivíduo aprenda novas técnicas, desafiando as suas próprias capacidades.
Ou seja, paciência, concentração, foco e amor são ingredientes básicos nessa receita de saúde mental. E, para quem já tem bonsai, é preciso reservar alguns minutos do dia para a rega e os cuidados adicionais. Isso ajuda a manter uma rotina consistente e ter alguns momentos de lazer.