Em quantas oportunidades do dia você consegue aproveitar para dar risada ou soltar aquela gargalhada? Preste atenção nisso, porque esse exercício diário pode valer muito a pena e, daqui a uns anos, a sua saúde vai agradecer. Sim, o bom humor e a longevidade têm uma relação direta e muito importante.
É fácil imaginar que quando estamos gargalhando nosso corpo inteiro está em sintonia com uma sensação prazerosa. Mas, além desse bem-estar que o riso provoca, está comprovado que ele realmente faz bem à saúde. Isso porque, nos últimos anos, a ciência vem descobrindo que para melhorar a saúde não basta apenas ter hábitos saudáveis, como não fumar, ter uma dieta balanceada e praticar exercícios.
LEIA TAMBÉM: A importância das amizades para a longevidade
Especialistas explicam que o bom humor é capaz de fortalecer o sistema imunológico, diminuindo o risco de doenças, estresse e até as dores. De acordo com os estudos, ter bom senso de humor faz parte de um traço da personalidade que dá mais sentido às experiências do cotidiano de uma pessoa. Essa condição ajuda a evitar o aumento dos hormônios do estresse e suas consequências, como supressão do sistema inflamatório do corpo.
Estudo conduzido por pesquisadores noruegueses aponta que pessoas com um bom grau de humor têm menos riscos de doenças e vivem mais. Durante 15 anos, 43 mil voluntários foram acompanhados e os resultados mostraram que aqueles que apresentavam melhor pontuação de humor numa escala bem validada tinham:
- No caso das mulheres, 52% em anos de vida! 73% menos risco de problemas cardíacos e 17% em vitalidade perante infecções.
- No caso dos homens, 26% em vitalidade perante infecções.
Depois desses dados comprovados, se você é bem-humorado, está no caminho certo para viver mais e melhor.