A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera saúde um “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade.”
Portanto, é certo que, para estarmos bem, precisamos cuidar de todos os aspectos de nossa vida: fazer pequenas adaptações nos hábitos do dia a dia, por exemplo, pode impactar (e muito) o seu bem-estar e, consequentemente, na sua felicidade.
Pensando nisso, no artigo de hoje, reunimos 5 práticas de bem-estar para tornar a sua rotina mais leve e saudável:
Dormir bem
Dormir regularmente de sete horas a oito horas por noite para manter a qualidade do sono pode melhorar significativamente a sua disposição e a saúde da longevidade como um todo. É o que mostra um estudo apresentado na Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia.
A privação de sono pode deixar o metabolismo lento, gerar dificuldades de memória e concentração, provocar ansiedade, entre outros prejuízos. Enquanto isso, dormir bem alivia o estresse, auxilia no controle emocional, fortalece os processos de memória e raciocínio, além de fortalecer o sistema imunológico.
Exercitar o corpo
A prática constante de atividade física auxilia no gasto energético e no combate ao sedentarismo, além de liberar endorfina durante e após os exercícios, seja aeróbico (pedalar, caminhar, nadar) ou anaeróbicos (de fortalecimento dos músculos). A endorfina é o principal hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.
Planejar - Estabeleça metas e objetivos realistas
É o planejamento que prepara o cérebro para agir. Por isso, a organização, seja com auxílio de uma agenda ou por meio de aplicativos para organização pessoal, ajuda na hora de realizar as tarefas.
Visualizar a agenda distribuída por períodos também facilita que as metas reservadas para cada dia sejam concluídas. Planeje suas compras de supermercado, o tempo que irá se exercitar, quando vai realizar consultas, suas reuniões de trabalho, entre outros compromissos.
Lembre-se sempre de estabelecer metas e objetivos realistas, assim, é mais fácil de alcançá-los e você se cobra menos.
Atividades relaxantes
Não é novidade que o aumento da concentração ajuda a reorganizar as ideias, diminui o ritmo dos pensamentos ‘acelerados’ e contribui com o bem-estar físico e mental.
A proposta da meditação é justamente reduzir o estresse e a ansiedade da rotina. Já as massagens também causam essa sensação, uma vez que liberam ocitocina, hormônio que aumenta a sensação de calma, melhora o funcionamento do aparelho digestivo e proporciona resistência à dor.
Convivência - cuide bem dos seus relacionamentos
Cultivar relações saudáveis com familiares e amigos é um dos pilares da longevidade. Além disso, nossas relações de afeto são o suporte para encarar os desafios que enfrentamos ao longo da vida.
Vale ressaltar que as relações interpessoais são de extrema importância para a saúde mental. Portanto, nos cercar de pessoas que nos fazem bem, além da própria interação social, promovem a sensação de harmonia e bem-estar, essenciais na busca por uma vida mais saudável e longeva.
Agora que você já conheceu algumas práticas para tornar a sua rotina mais leve, aproveite para conferir Os segredos dos centenários.