Então você chegou naquele momento da vida em que se deu conta de que era preciso mudar algumas coisas, tudo em nome da sonhada qualidade de vida. Deixar de se estressar no trânsito, fazer mais exercícios, mudar um hábito que não seja tão legal para a sua saúde, entrar em contato com novas ideias.
Fazer esse diagnóstico já é um baita primeiro passo. Quer dar o segundo? Pode ser que o seu celular te ajude nisso. Existem diversos aplicativos disponíveis por aí que podem dar aquele empurrãozinho que transforma uma intenção em ação.
Fizemos uma listinha e selecionamos oito apps para te ajudar a mudar o seu estilo de vida.
Para quem quer...
Mudar os hábitos
Coach me
O aplicativo pode ser usado para criar e gerenciar novos hábitos e colocar um pouco mais de disciplina nessa vida. Afinal, não basta querer mudar, é preciso se mexer também. O app traz algumas categorias de novos hábitos já pré-selecionados, como deixar o celular mais de lado (veja só que ironia, não é mesmo?), passar a ler mais e aprender uma nova habilidade. O aplicativo conta também com uma rede de coachs (tutores) que podem ajudar a construir o(s) novo(s) hábito(s).
Disponível para Android e iOS.
Fabulous
Neste aplicativo, você mostra a sua rotina, e ele passa a te motivar para mudar o estilo de vida atual. O app também envia para você algumas práticas que podem ser realizadas todos os dias para você rever os seus hábitos. O aplicativo é gratuito, mas é preciso de um bom domínio de inglês.
Disponível para Android e iOS.
Fazer mais exercícios e comer melhor
My Fitness Pal
Para mudar a alimentação e fazer mais exercícios, é preciso primeiro saber como você está se relacionando com a comida e a atividade física. O aplicativo permite registrar o que você comeu ao longo de todo o dia (e tem uma grande base de informação para estimar as calorias do dia) e como você está se exercitando.
Disponível para Android e iOS.
Deixar o carro em casa
Moovit e Google Maps
Moovit e Google Maps podem ser muito úteis para quem quer diminuir seus custos com o transporte diário, colocar mais movimento no dia e não ficar tanto tempo esperando o ônibus no ponto. Os dois aplicativos trazem o itinerário, simulam trajetos e mostram a estimativa de tempo de chegada do ônibus no ponto em que você está. É só se planejar e chegar com uma certa antecedência para não ter de esperar a próxima condução.
Moovit disponível para Android e iOS.
Google Maps disponível para Android e iOS.
Colocar mais a bicicleta no dia
Strava
Este aplicativo é uma espécie de rede social de quem gosta de usar a bicicleta. O app monitora as pedaladas e ajuda o ciclista a identificar como está o seu rendimento. É útil tanto para quem quer apenas colocar um pouco mais de movimento no dia (e substituir os deslocamentos curtos na cidade), como para quem quer encarar o ciclismo como a atividade física do ano.
Disponível para Android e iOS.
Levar a vida mais leve
YOU
Motivar as pessoas a realizarem pequenos desafios para levar uma vida mais leve e saudável é a proposta do aplicativo YOU. Os idealizadores do app justificam que ao realizar pequenas metas conseguirmos driblar a resistência do cérebro a mudanças. A cada dia, o usuário recebe uma pequena tarefa que ele deve registrar com seu smartphone e compartilhar dentro da ferramenta. É preciso ter domínio da língua inglesa.
Disponível para Android e iOS.
Ampliar o conhecimento
TED
É o aplicativo da plataforma de conferências e palestras TED ao redor do mundo. Com ele, é possível acessar os conteúdos em vídeos desses encontros. Os temas das palestras são variados e este aplicativo é uma interessante ferramenta para ter contato com um novo conhecimento, uma ideia diferente de suas crenças ou histórias de vida para, quem sabe, se inspirar. Também é preciso ter um certo domínio da língua inglesa já que nem todos os vídeos têm legendas em português.
Disponível para Android e iOS.
Melhorar o orçamento
Há uma lista bem grande de aplicativos de gerenciamento financeiro e que ajudam a economizar nos pequenos gastos do dia. Aqui no Viva a Longevidade fizemos um material com 13 desses aplicativos.