Se tem uma coisa boa que 2020 trouxe foi a oportunidade de criar novos hábitos alimentares mais saudáveis. Trabalhando em casa, muitas pessoas passaram a prestar mais atenção ao que consomem.
Com isso, aprenderam maneiras de aproveitar melhor os ingredientes e alimentos, reduzindo desperdícios, e até mesmo colocaram, de fato, na rotina, o hábito de cozinhar. Mas tudo isso não precisa ficar para trás lá em 2020. Com a vida voltando ao normal, ou não, em 2021, alguns desses aprendizados podem ser mantidos.
O site mindbodygreen listou 4 tendências alimentares que as pessoas podem continuar ou até mesmo começar a praticar este ano.
1. Fazer o próprio fermento
O que massas, bebidas e brownies têm em comum? Pois é possível fazer os três apenas com farinha, água e paciência (as receitas você encontra lá no mindbodygreen). Se, em 2020, muitas pessoas tentaram aprender a criar o próprio fermento, em 2021 será o momento de experimentar novas variações.
2. Ter uma pequena horta em casa
Isso vale até mesmo para os apartamentos pequenos. Muitas pessoas aproveitaram o isolamento social para aprender jardinagem e cultivar cebolinha, por exemplo. Agora, é a vez de aproveitar cada canto do lar para montar hortas e plantar mais ingredientes que darão um sabor especial aos pratos.
3. Cozinhar utilizando frutas
Se você pensa em assar um pão de banana, que tal usar purê de banana e molho de maçã como substitutos do óleo usado na receita? Além deles diminuírem as taxas de gordura, servem como uma opção mais saudável ao açúcar.
4. Ser nosso próprio barista
Desde o isolamento social houve um movimento para apoiar os negócios locais, principalmente bares, restaurantes e cafés. Por falar em café, foi uma oportunidade para as pessoas aprenderem a saborear melhor a diversidade de grãos disponíveis. Neste ano, além de continuar apoiando a comunidade local, que tal provar os diferentes tipos de café oferecidos perto da sua casa?