Ler é uma das principais habilidades que podemos desenvolver ao longo da vida. É por meio da leitura que estimulamos a imaginação e a criatividade. Entretanto, ainda que essencial para o desenvolvimento de competências, esse hábito, muitas vezes, é deixado de lado na correria da rotina. Dessa forma, separamos algumas dicas de leitura dinâmica para você otimizar a sua leitura.
A técnica tem como proposta uma leitura mais rápida que facilita a absorção das informações escritas, e, claro, sem comprometer a compreensão do conteúdo. Afinal, nem sempre é possível dedicar tempo necessário para finalizar a leitura de um livro ou artigo, não é mesmo?
Confira, a seguir, como desenvolver a leitura dinâmica para obter melhores resultados:
1. Treine os olhos
Primeiro, tente treinar o olhar com base no movimento dos olhos. Sabendo que o ato de ler não é linear, ou seja, não ocorre de forma regular, mas por saltos, a dinâmica consiste em treinar o olhar para registrar partes específicas do texto que você está lendo.
Na leitura dinâmica, a ideia é reduzir esse tempo para registrar um campo mais amplo para ler já no primeiro olhar. Quando o campo visual é expandido, o leitor passa a enxergar o conteúdo como uma unidade de pensamento e absorve melhor as informações que contém no texto.
Uma dica para acelerar os saltos na hora de ler é ter como auxílio o dedo ou uma caneta que acompanhará o ritmo de leitura. Essa é uma boa maneira de manter um nível de compreensão mais rápida e fluida.
APROVEITE PARA CONHECER: Storytelling e dicas de como contar histórias
2. Visualize em blocos
O método em blocos nada mais é do que o famoso scanning, termo derivado da palavra scanner (em tradução: explorar), ou seja, explorar o conteúdo textual escaneando o texto com os olhos. A estratégia facilita na identificação de palavras-chave e outros termos específicos relacionados ao tema ou tópico, permitindo que você entenda do que se trata o assunto sem ter que ler o artigo inteiro.
Dessa forma, ao escanear o texto com o olhar, o leitor pula automaticamente os blocos introdutórios e vai direto ao ponto principal do conteúdo. E quais blocos devo priorizar? Concentre-se em tags específicas, como marcadores ou números, palavras em destaque e use expressões numéricas.
3. Evite ler em voz alta
O método de leitura dinâmica prioriza a visualização de marcadores específicos do texto, certo? Considerando isso, vale a pena trocar a clássica leitura em voz alta pela leitura em blocos. Esse hábito de pronunciar as palavras enquanto lê o texto, ao contrário do que muitos podem imaginar, pode comprometer a compreensão imediata do conteúdo.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR: A viagem que só os livros podem nos proporcionar
Vale ressaltar que esse método exige prática até se tornar um hábito. Com o tempo, quando você menos perceber, já estará fazendo a leitura em blocos com mais facilidade.
Comece a treinar alguns minutos por dia, entre 10 e 15, jamais com tempos longos, como uma hora. É como um treino qualquer: não vale sobrecarregar no primeiro dia. O segredo é a constância.
4. Fique longe de ruídos
Som de carro na rua, música alta, TV ligada ou conversa, tudo isso compromete seu momento de leitura e concentração. Para manter o foco, busque um local apropriado para a prática, que seja silencioso e com boa iluminação.
Assim, a sua leitura dinâmica fluirá da melhor forma e será ainda mais eficaz.
Gostou das nossas dicas? Para colocar em prática a leitura dinâmica, conheça Os 10 melhores livros do século 21.
Boa leitura!