Antigamente, o processo de envelhecimento era algo limitado dadas as condições de envelhecimento populacional. Com o passar dos anos, os avanços científicos, o planejamento urbano, o saneamento básico e a segurança alimentar, foram alguns dos fatores que permitiram que a população mundial passasse a viver mais em todos os cantos do planeta.
Estima-se que em 2060, 25% da população brasileira terá 60 anos ou mais. Esse percentual será maior do que a população de crianças, com pouco mais de 14% para a mesma época. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram uma evolução nas últimas décadas.
Ainda segundo dados do IBGE, em 2022, a proporção de pessoas acima de 50 anos ultrapassou aquela com menos de 30 anos. O único segmento populacional que continuará aumentando ao longo do século é o de pessoas idosas.
Envelhecimento populacional e suas demandas
Envelhecer é uma grande vitória do desenvolvimento. Essa conquista da humanidade se deve graças às melhorias citadas acima que vem ocorrendo no decorrer dos anos. Uma outra observação é que as pessoas não envelhecem de forma igual e isso depende de inúmeros fatores, incluindo o meio que as cercam e toda a construção de longevidade que foi feita com o passar dos anos de cada indivíduo.
E para que as pessoas tenham mais oportunidades no envelhecimento, além de se preparem quando mais jovens, é preciso que a sociedade como um todo compreenda que teremos um número maior de pessoas idosas. Dessa forma, as cidades também estarão mais bem preparadas e equipadas para as limitações físicas e os desgastes naturais do corpo em decorrência do envelhecimento, e essas adequações urbanas também favorecerão velhices com maior qualidade de vida.
LEIA TAMBÉM: As tendências da longevidade no mundo
Vidas mais longas são uma realidade e mesmo que você enfrente algum tratamento crônico, ainda assim, é importante buscar ter uma vida mais ativa. É certo que ninguém envelhece de repente. Há um caminho a percorrer. E lá na frente, seremos o reflexo dos hábitos e comportamentos que tivemos durante toda a vida.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir nossos conteúdos e saiba como começar a planejar um envelhecimento ativo e saudável.