Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Dia dos avós e férias escolares: a união perfeita!

A união do dia dos avós e as férias escolares pode ser muito saudável para o desenvolvimento infantil, além de proporcionar momentos de afeto. Saiba como aproveitar melhor esse período juntinhos

Dia dos avós e férias escolares: a união perfeita!

O Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho, não poderia cair em um mês mais perfeito, afinal, o período de férias da criançada tem tudo a ver com a aconchegante companhia dos avós. É a união perfeita.

Para a psicóloga clínica e professora da Universidade de Sorocaba, Walquíria Regina Ramires, “a convivência dos netos com os avós, principalmente no período das férias escolares, é uma boa oportunidade para estreitar os laços afetivos e familiares, além de promover maior bem-estar e alegria para os avós, principalmente aqueles que já estão na terceira idade”.

Dia dos Avós e a convivência com os netos

Mas a propósito, você sabia que hoje o mundo tem mais avós do que netos? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 705 milhões de idosos em todo o planeta. Isso significa que as famílias poderão contar cada vez mais com a importante ajuda dos avós na convivência familiar, o que pode ser muito benéfico, segundo Ramires: “O contato dos avós com os netos é um momento importante para a troca de experiências e aprendizado entre as gerações.

Para as crianças é aquele momento gostoso de sabedoria de vida dos avós, de ouvir histórias antigas e para os idosos a oportunidade de reviver a gostosa sensação da maternidade e paternidade”.

8 filmes que falam da relação entre avós e netos

Para aproveitar melhor esse breve período de férias juntinhos, preparamos uma lista com 8 filmes que prometem transmitir alguns aprendizados sobre essa convivência tão importante e cheia de significados entre avós e netos. Confira:

1 - “Moana: Um Mar de Aventuras” (2017)

Os avós são conhecidos por serem os donos dos conselhos mais preciosos que existem na vida, e a animação “Moana: Um Mar de Aventuras” retrata muito bem isso, já que a personagem principal Moana precisa de um empurrãozinho da vovó Tala para correr atrás de seus sonhos. Mesmo depois que ela falece isso não impede que continue cuidando da neta e dando muitos conselhos para a aventureira.

2 – “Se eu ficar” (2014)

No filme “Se eu ficar” , uma adolescente fica em coma após um acidente e, mesmo assim, continua ouvindo tudo o que acontece em sua volta. É nesse momento que a única pessoa com quem ela pode contar entra na história: o avô de Mia fica ao lado dela nos dias mais difíceis de sua vida.

Com todo amor que já deram aos filhos parece que com um neto isso se multiplica. Os avós podem ajudar muito as crianças com toda bagagem e conhecimento que acumularam e, às vezes, são as únicas pessoas que permaneceram ao seu lado durante toda a vida.

3 – “Viva – A Vida é Uma Festa”

O filme “Viva – A Vida é Uma Festa” retrata esse elo emocional entre a avó Coco e o neto Miguel. É graças ao incentivo dela que ele persiste no sonho de se tornar músico, mesmo que não tenha aprovação do resto da família.

Esse roteiro nos faz lembrar que os avós sempre têm algo a ensinar e podem tirar os netos de muitas enrascadas com toda a sabedoria que carregam, caso precisem tomar uma decisão importante.

4 – “O Diário da Princesa” (2001)

Em “O Diário da Princesa”, uma rainha de Genóvia precisa ensinar sua neta a se tornar verdadeiramente uma princesa, já que os caminhos das duas se cruzaram um pouco tarde. É comum acontecer alguns conflitos, mas essa produção acaba com um lindo final ao demostrar o amor construído aos poucos pelas duas.

De geração a geração, os avós sempre vão deixar um legado. Cada um tem uma história enriquecedora.

5 – “Vovó Zona” (2000)

O clássico “Vovó Zona” é uma boa diversão para toda a família. Na comédia, o protagonista vive o papel de uma vovó pra lá de travessa, com uma língua bem afiada. Uma produção que tem um lado cômico exagerado, porém pode provocar uma discussão sobre o papel dessa figura importante na família.

O agente vive na pele como é ser uma avó e precisa assumir todas as funções de uma, desde ir para a cozinha preparar um lanche aos netos até leva-los à igreja.

6 – “Fantástica Fábrica de Chocolates” (2005)

Em a “Fantástica Fábrica de Chocolates” dá para notar que Joe corresponde exatamente a esse perfil de vovô. O ancião ajuda o neto Charlie a realizar um desejo de infância – conhecer a fábrica – e mesmo diante dos desafios, permanecem unidos até o final.

Imagine alguém que será o seu maior motivador durante toda a sua vida e pode apoiar seus sonhos mais loucos?

7 – “Pocahontas” (1995)

No encantador “Pocahontas”, a vovó Willow é um verdadeiro guia espiritual dessa princesa da Disney, que sempre está em busca de conselhos. A sábia vovó é consultada por ela enquanto precisa tomar algumas decisões, e uma delas é distinguir um sonho que ela teve, no qual um caminho precisava ser decifrado.

Willow então aconselha que ela permita que os espíritos da terra possam guiá-la. Um filme cheio de aventuras e emoção, vale a pena assistir e guardar os valores que esse clássico transmite.

8 – Uma Vida Iluminada (2005)

E por último, resgatar a história da família é o objetivo de um jovem americano que tem descendência ucraniana. No filme “Uma Vida Iluminada”, o garoto se aprofunda no passado do avô, que viveu na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial. Acompanhado de um ucraniano, ele procura esclarecimentos sobre o que aconteceu com o seu patriarca nesse período histórico.

Depois dessas dicas, é só separar os dias para assistir cada roteiro no aconchego do sofá. E a pipoca não pode faltar, não é?
 

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}