Durante todo o mês de outubro, o Grupo Bradesco Seguros transmite em seu perfil no YouTube a peça Ninguém dirá que é tarde demais. Protagonizado por dois septuagenários — Arlete Salles e Edwin Luisi —, o espetáculo mostra o romance, na velhice, entre dois vizinhos que se aproximaram durante a pandemia.
A estreia da peça no YouTube do Grupo Bradesco Seguros é na sexta-feira, 1º de outubro, a partir das 20h. Além da exibição on-line, a peça estará também em cartaz no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro (mais informações no fim do texto).
E isso nos fez pensar quais outras produções têm os idosos como protagonistas. Confira a lista a seguir, feita a partir de matérias dos sites Longevidade: modo de usar, Oversixty, Cultura Alternativa, IMDB, Chicago Methodist Senior Services e Observatório do Teatro.
O pai/Meu pai
A peça O pai, escrita pelo dramaturgo francês Florian Zeller, mostra a relação de uma filha com seu pai, quando este começa a necessitar de mais cuidados por conta do avanço da Doença de Alzheimer. Em 2016, o ator Fúlvio Stefanini, de 81 anos, fez o papel de André (o pai), que acabou lhe rendeu uma premiação por sua atuação. Em 2021 o texto de Zeller foi adaptado para o cinema, no filme Meu pai. O ator britânico Anthony Hopkins fez o mesmo papel de Stefanini e, aos 83 anos, recebeu o maior prêmio do cinema (contamos essa história aqui). (YouTube)
Grace and Frankie
A série de comédia mostra a reviravolta na vida de duas mulheres que viram amigas depois de se divorciarem, já aos 70 e tantos anos de vida. A série de quatro temporadas foi protagonizada pelas atrizes Jane Fonda, 83 anos (que já marcou presença no Fórum da Longevidade), e Lily Tomlin, 82 anos. (Netflix)
Up! Altas aventuras
A animação mostra a aventura e o início da relação intergeracional entre Carl Fredricksen, um vendedor de balões de 78 anos, e Russel, um escoteiro de 8 anos. Os dois viajam a bordo da casa de Carl (sustentada por um enorme número de bexigas) para uma floresta na América do Sul para realizar um antigo sonho do idoso. No Brasil, a voz de Carl foi dublada por Chico Anysio. (Disney )
Amor
O drama austríaco (todo falado em francês) traz a história de um casal octogenário interpretado por Jean-Louis Trintignnant (hoje com 90 anos) e Emmanuelle Riva (falecida em 2017, aos 89 anos). O amor entre esse casal de idosos ativos na sociedade é colocado à prova quando Anne, papel interpretado por Emmanuelle, sofre um acidente (Globoplay).
Um senhor estagiário
Este filme de 2015 já é um clássico — pelo menos quando se quer mostrar que os tempos estão mudando e que os idosos têm muito a contribuir para a sociedade, independentemente de sua idade. A obra conta a história de Ben, interpretado por Robert De Niro (hoje com 78 anos), que volta a trabalhar aos 70 anos de idade como estagiário de uma empresa de e-commerce. O longa é um forte exemplo do poder das relações intergeracionais para a vida de jovens e idosos. (Netflix)
O método Kominsky
A série de três temporadas, de poucos episódios, mistura drama e comédia, com Michael Douglas e Alan Arkin enfrentando os sabores e dissabores do envelhecimento com uma boa dose de humor. (Netflix)
Gran Torino
Dirigido e protagonizado por Clint Eastwood, este filme mostra a improvável amizade entre um norte-americano xenófobo e um adolescente asiático que foi obrigado, por uma gangue, a roubar o carro do coração do veterano. (Now)
Ninguém dirá que é tarde demais
Com Arlete Salles, Edwin Luisi, Alexandre Barbalho e Pedro Medina
Direção: Amir Haddad
On-line
No YouTube do Grupo Bradesco Seguros, a partir de 1º de outubro, durante todo o mês de outubro.
Presencial
No Teatro Riachuelo (Rio de Janeiro), de quinta a sábado, a partir de 1º de outubro, durante todo o mês de outubro.