Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Coronavírus: 8 dicas sobre como lidar com a ansiedade

O isolamento social causado pela pandemia pode ser angustiante. Confira as dicas de um especialista para se sentir melhor quando esse sentimento bater.

Coronavírus: 8 dicas sobre como lidar com a ansiedade

Depois de passar alguns dias em casa, longe dos amigos e da família, começa a bater um sentimento meio angustiante. Alguns acham que é tédio; outros, solidão. Mas uma colega de trabalho do jornalista Scott Berinato disse, em uma videoconferência, que seu sentimento era de pesar --e os demais concordaram com ela.

Esse sentimento pode assumir várias formas, e uma delas é o pesar por antecipação, que vem quando pensamos em um futuro incerto e causa ansiedade por nos fazer visualizar os piores cenários, explica David Kessler, autor de um livro sobre o tema, em entrevista para a Harvard Business Review.

"É uma maneira de nos protegermos. Nossa mente primitiva sabe que algo ruim está acontecendo, mas não podemos ver. Isso acaba com nosso senso de segurança", completa. Ele explica que, quando esse pesar toma forma de ansiedade, existem algumas coisas que podemos fazer para nos sentirmos melhor. Confira, a seguir, suas dicas para lidar com esse sentimento em tempos difíceis.

Não contenha os sentimentos

É natural que durante a quarentena surjam sentimentos como a tristeza, o medo e a raiva. Nesses momentos, Kessler recomenda deixar que eles venham à tona, e não tentar repeli-los. “Não adianta lutar contra os sentimentos que seu corpo está produzindo. Às vezes tentamos fazer isso por medo de que, se deixarmos a tristeza vir, ela nunca vai embora ou vai nos dominar. Mas não é assim: a gente sente, passa, e depois vem outro sentimento", explica.

Aceite a situação

Quando aceitamos uma situação, ganhamos poder sobre ela, aponta Kessler. Isso não acontece se abraçarmos a negação ("esse vírus não me afeta"), a raiva ("você está me forçando a ficar em casa") e a barganha ("se eu me isolar só por duas semanas tudo vai ficar bem"). Ao aceitar o que está acontecendo, buscamos saber como agir. "Encontramos o controle na aceitação: 'posso lavar minhas mãos, manter distância, aprender a trabalhar virtualmente'", diz.

Equilibre os pensamentos

Quando a ansiedade bater, não a sufoque: deixe as imagens virem à mente. "O objetivo não é ignorar essas imagens ou fazer elas desaparecerem. Sua mente não vai te deixar fazer isso, e pode ser doloroso forçar”, afirma o especialista, completando que é melhor encontrar um equilíbrio nos pensamentos. “Se você sente a pior imagem se formando, faça um esforço para pensar na melhor imagem: 'pode ser que ninguém que eu ame vá morrer porque estamos fazendo a coisa certa'. Nenhum cenário deve ser ignorado, mas nenhum deve dominar nossos pensamentos."

Foque no presente

Como a ansiedade nos leva ao futuro e aos piores cenários, uma maneira de se acalmar é focar no momento presente. Para quem pratica meditação, essa é uma boa saída. Mas existem outras coisas que podemos fazer: nomear cinco coisas no ambiente em que estamos, perceber que no momento presente nada do que você antecipou aconteceu e que neste instante está tudo bem: você tem comida, não está doente. "Use seus sentidos e pense sobre eles: a mesa é dura, o lençol é macio, posso sentir a respiração entrando pelo meu nariz. Isso realmente funciona para amenizar a ansiedade", diz Kessler.

Não tente controlar os outros

Outra estratégia para acalmar a ansiedade é desapegar das coisas que você não controla. "O que seu vizinho está fazendo está fora do seu controle. O que está sob seu controle é se manter a dois metros dele e lavar as mãos. Foque nisso", sugere o especialista.

Tenha mais compaixão

Para Kessler, este é um bom momento para nutrir a compaixão pelos outros. Afinal, todo mundo vai sentir diferentes níveis de medo e de pesar e vai manifestar isso de modos variados. "Um colega foi bem ríspido comigo outro dia, e pensei: 'essa pessoa não é assim, mas essa é a maneira como está lidando com isso, com o medo e a ansiedade'. Então, tenha paciência. Pense sempre em como as pessoas geralmente são, e não em como elas estão agindo neste momento", afirma.

Diga que é temporário

Essa fase é temporária, e essa é uma frase que devemos nos dizer durante esse momento de crise. "Falar isso ajuda. Trabalhei por dez anos em hospitais e estudei a pandemia de 1918. As precauções que estamos tomando são certas, a história nos diz isso. Vamos sobreviver. Este é o momento de se superproteger, mas não de exagerar.”

Encontre um significado

Uma maneira de lidar com o pesar e a ansiedade é encontrar um significado para o que estamos passando. "Eu acredito que a gente encontra luz nesses momentos. Na quarentena, as pessoas estão percebendo como podem se conectar por meio da tecnologia, que não estão tão distantes quanto pensavam, que podem usar o telefone para ter conversas longas. Estão apreciando as caminhadas. Acredito que vamos continuar a encontrar significado agora e quando tudo isso terminar.”

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}