A dança é considerada um ótimo exercício, até mesmo para pessoas fisicamente pouco ativas. Para dançar, basta colocar uma música de fundo e fazer alguns movimentos com o corpo.
Mesmo para quem não é um perfeito dançarino, a prática é relativamente fácil e indicada em qualquer idade. Confira neste artigo os benefícios da dança para a saúde física e mental.
As comprovações científicas
Estudos já comprovaram que quando realizamos uma atividade física, o corpo libera hormônios como a endorfina, dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de felicidade. Apenas cinco minutos de dança podem acalmar a mente e melhorar o humor.
Um estudo recente, publicado no jornal Frontiers in Human Neroscience, aponta que a atividade física funciona como um antídoto para o envelhecimento do cérebro. Nesse estudo, pesquisadores também descobriram que a dança pode ser uma forma mais completa de exercício, se for comparada a treinamentos mais convencionais, como caminhada e bicicleta.
A dança como prática saudável
No aspecto físico, a dança colabora com o corpo deixando os músculos mais fortalecidos. A prática da dança com frequência causa mudanças físicas visíveis, pois ao trabalhar com diferentes grupos musculares, o corpo fica mais forte e menos sujeito a lesões ao longo dos anos, ou seja, um grande ganho para uma longevidade saudável.
Além disso, o sistema cardiorrespiratório também é beneficiado, ficando mais resistente. A dica é dançar cerca de 30 minutos por pelo menos três vezes por semana, isso ajudará a aumentar a frequência cardíaca e respiratória, e o crescimento da carga de disposição e energia.
LEIA TAMBÉM: Sabia que existe um melhor horário para a prática de exercícios?
Outros aspectos importantes da dança
Outros resultados, como a melhora da postura e da flexibilidade, também são notados. Um corpo mais alongado cria um espaço maior entre as articulações, promovendo uma recuperação muscular mais rápida e saudável nas situações do dia a dia.
Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR: Como ter um hobby pode melhorar as relações?
Os benefícios da dança para a saúde física
A nível psicológico, os prós da dança para a nossa vida são:
1. fortalecer o sistema muscular
2. melhorar a postura e flexibilidade
3. diminuir as dores de costas
4. ajuda a manter o bom o ritmo cardíaco e pressão arterial
5. manter o cérebro ativo
6. melhorar a memória
7. melhorar a capacidade de realizar várias tarefas em simultâneo
8. aumentar a autoestima
9. reduzir o stress
10. combater a depressão
Dance, dance, dance!
Seja qual for o estilo, a dança tem realmente benefícios excelentes ao nível físico e psicológico e com uma vantagem: você pode praticar até mesmo sozinho e sem sair de casa.