Z7_MPD81G80POR8706I9AOL9B34R2
Z7_MPD81G80P88P706CC3M6V014I1
Z7_MPD81G80P88P706CC3M6V014H4
Z7_MPD81G80P88P706CC3M6V014A7

Te ajudamos com os documentos para viajar ao seu destino

Para aproveitar ao máximo sua viagem e evitar qualquer tipo de dor de cabeça, é importante ter tudo em mãos antes de sair de casa. 

 

Por isso, mostramos a seguir uma lista básica com os documentos necessários para visitar os principais países procurados pelos turistas.

 

Vale lembrar que consideramos os documentos necessários para viagens a turismo. No caso de viagens a negócios, estudo ou de maior permanência, os documentos podem variar. Para os países que pedem visto, o ideal é buscar informações no consulado do país.

Z7_MPD81G80P88P706CC3M6V014M4

O que é a Carta Schengen

Esse documento é necessário para entrar na maioria dos países europeus. Isso porque, graças ao chamado Tratado de Schengen, esses países exigem que visitantes estrangeiros tenham um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. E é a Carta Schengen, também chamada de carta viagem, que comprova o seguro.

São 26 países que participam do Tratado de Schengen atualmente:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia, Liechtenstein, Islândia, Noruega e Suíça.

 

Z7_MPD81G80POVU506JIT3AMD2066

Onde acessar sua Carta Schengen

Aplicativo Bradesco Seguros

Com você em toda a sua viagem, tenha acesso à sua Carta Schegen com facilidade e rapidez.

Ir para aplicativo

Central de Relacionamento

Você pode solicitar sua Carta Schengen por telefone, entrando em contato com nossa Central de Relacionamento.

Ver telefones
Z7_MPD81G80POVU506JIT3AMD20D5

Documentos para viajar por destino



Países da África
América do Sul
América Central
América do Norte
Países da Ásia
Países da Europa
Países da Oceania
Imagem das Pirâmides de Gizé e da Grande Esfinge no Egito. No centro, três grandes pirâmides de pedra se destacam contra um céu azul com algumas nuvens. À direita, está a Grande Esfinge, uma escultura monumental com corpo de leão e cabeça humana. No canto inferior esquerdo, um camelo é conduzido por uma pessoa vestida com roupas típicas do deserto. O chão é coberto por areia dourada que se estende até o horizonte. Imagem das Pirâmides de Gizé e da Grande Esfinge no Egito. No centro, três grandes pirâmides de pedra se destacam contra um céu azul com algumas nuvens. À direita, está a Grande Esfinge, uma escultura monumental com corpo de leão e cabeça humana. No canto inferior esquerdo, um camelo é conduzido por uma pessoa vestida com roupas típicas do deserto. O chão é coberto por areia dourada que se estende até o horizonte. Imagem das Pirâmides de Gizé e da Grande Esfinge no Egito. No centro, três grandes pirâmides de pedra se destacam contra um céu azul com algumas nuvens. À direita, está a Grande Esfinge, uma escultura monumental com corpo de leão e cabeça humana. No canto inferior esquerdo, um camelo é conduzido por uma pessoa vestida com roupas típicas do deserto. O chão é coberto por areia dourada que se estende até o horizonte.

Como viajar para o Egito, África do Sul e Marrocos

Os países africanos possuem regras específicas, mas costumam ser abertos para visitantes brasileiros. A seguir, selecionamos quatro países entre os mais procurados.

Egito
Um dos países mais visitados do mundo, o Egito exige esses documentos para viajar:
- Passaporte válido por pelo menos 6 meses após data de chegada;
- Visto emitido online ou obtido diretamente no aeroporto na chegada;
- Itinerário da viagem;
- Cópia da passagem de volta;
- Comprovante de Vacinação Internacional (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada;
- Reserva do hotel.

Com o visto emitido online, o turista tem permissão de ficar no país por até 30 dias. As documentações podem variar de acordo com o tipo de visto.

Dirigindo no Egito
Infelizmente, o Egito não aceita a Permissão Internacional de Direção (PID), a carteira internacional. Assim, turistas brasileiros não conseguem dirigir no país.


África do Sul
Os documentos para viajar para a África do Sul são mais simples. Confira:
- Passaporte válido (por pelo menos mais 30 dias após a data de saída);
- Comprovante de Vacinação Internacional (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada;
- Passagem de ida e volta.

Esses documentos já garantem uma estadia 90 dias no país. Para ficar mais que isso, independente do motivo, é necessário obter um visto.

Dirigindo na África do Sul
A África do Sul é um dos páises que aceita a Permissão Internacional de Direção (PID), que permite brasileiros dirigir em outros países do mundo. Ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional.


Marrocos
Para visitar o Marrocos, é necessário apenas:
- Passaporte válido (por pelo menos mais 6 meses a partir da data de entrada);
- Formulário de saúde específico, obtido online ou no aeroporto na chegada.

Todos os turistas podem permanecer no Marrocos sem visto por até 90 dias.

Dirigindo no Marrocos
Assim como a África do Sul, o Marrocos é um dos países que aceita a Permissão Internacional de Direção (PID), que permite brasileiros dirigir em outros países do mundo. Ela deve ser emitida no Dentran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional.

Tenha em mente que os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.

Vista panorâmica de Machu Picchu, antigo sítio arqueológico inca no Peru. A cidade está localizada no topo de uma montanha, com terraços verdes e ruínas de pedra bem preservadas. Ao fundo, montanhas altas cobertas por vegetação se destacam sob um céu azul parcialmente nublado. A imagem combina a grandiosidade das construções históricas com a beleza natural da paisagem montanhosa. Vista panorâmica de Machu Picchu, antigo sítio arqueológico inca no Peru. A cidade está localizada no topo de uma montanha, com terraços verdes e ruínas de pedra bem preservadas. Ao fundo, montanhas altas cobertas por vegetação se destacam sob um céu azul parcialmente nublado. A imagem combina a grandiosidade das construções históricas com a beleza natural da paisagem montanhosa. Vista panorâmica de Machu Picchu, antigo sítio arqueológico inca no Peru. A cidade está localizada no topo de uma montanha, com terraços verdes e ruínas de pedra bem preservadas. Ao fundo, montanhas altas cobertas por vegetação se destacam sob um céu azul parcialmente nublado. A imagem combina a grandiosidade das construções históricas com a beleza natural da paisagem montanhosa.

Visitando os países vizinhos

Viajar pelos belos países do nosso continente costuma ser muito mais simples. Isso porque, graças ao Mercosul, é possível viajar por oito países (não contando com o Brasil) utilizando apenas um RG válido.

Quais países fazem parte do Mercosul

Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela são os países que fazem parte do Mercosul e permite o livre trânsito, sem necessidade de visto, para brasileiros.

Nesses países, é permitida a entrada apenas com um RG válido (CNH ou Carteira de Trabalho não servem). Contudo, o indicado mesmo é sempre carregar um passaporte, para garantir segurança.

Seguro Viagem obrigatório?
Até 2022, o seguro viagem era um item obrigatório para viajar para vários países da América do Sul, em razão da pandemia de COVID-19. Contudo, a partir de 2023, o seguro agora é obrigatório em poucos países. Até o início de 2023, somente Venezuela e Uruguai pediam.

Vacinação
Por causa da pandemia da COVID-19, uma série de países passaram a tornar obrigatório a apresentação do certificado de vacinação completa contra a doença, como Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela. Todos esses países, porém, dão a opção da apresentação de um teste PCR negativo feito horas antes da entrada no território. Essas regras podem mudar a qualquer momento, então lembre-se de buscar informações atualizadas antes da viagem.

A maioria dos países da América do Sul também exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

Dirigindo pela América do Sul
Nos países do Mercosul, é possível dirigir utilizando apenas a CNH brasileira. Contudo, para quem quiser viajar entre países com veículo próprio ou alugado, é necessário levar, além dos documentos de RG e CNH, também um documento que ateste a condição de turista emitido por autoridade imigratória, comprovação da propriedade do veículo e comprovante da Carta Verde.

O que é Carta Verde e onde conseguir
O Carta Verde é um seguro obrigatório para veículo que ingressam em países do Mercosul.

O objetivo desse seguro é proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito no período da viagem, e somente poderá ser solicitado para clientes da Bradesco Auto/RE cujo veículo segurado (passeio, pick-up ou moto) possua apólice emitida e vigente do Bradesco Seguro Auto, com Cobertura Compreensiva.
 
Para solicitar, basta entrar em contato via Central de Relacionamento ou solicitar ao corretor de seguros.

Imagem de uma praia tropical com areia branca e fina, banhada por águas cristalinas de tom azul turquesa. Altas palmeiras inclinadas em direção ao mar oferecem sombra natural. À direita, há cabanas de palha com espreguiçadeiras de madeira. Ao fundo, sobre a água, vê-se bangalôs elevados sobre estacas, que parecem pertencer a um resort luxuoso. O céu está azul com poucas nuvens brancas, compondo uma paisagem serena e paradisíaca. Imagem de uma praia tropical com areia branca e fina, banhada por águas cristalinas de tom azul turquesa. Altas palmeiras inclinadas em direção ao mar oferecem sombra natural. À direita, há cabanas de palha com espreguiçadeiras de madeira. Ao fundo, sobre a água, vê-se bangalôs elevados sobre estacas, que parecem pertencer a um resort luxuoso. O céu está azul com poucas nuvens brancas, compondo uma paisagem serena e paradisíaca. Imagem de uma praia tropical com areia branca e fina, banhada por águas cristalinas de tom azul turquesa. Altas palmeiras inclinadas em direção ao mar oferecem sombra natural. À direita, há cabanas de palha com espreguiçadeiras de madeira. Ao fundo, sobre a água, vê-se bangalôs elevados sobre estacas, que parecem pertencer a um resort luxuoso. O céu está azul com poucas nuvens brancas, compondo uma paisagem serena e paradisíaca.

Circulando pelos principais países do continente

Confira a seguir os documentos básicos para entrar nos principais países buscados por turistas na América Central.

Para visitar a Jamaica, as Bahamas, a Costa Rica ou mesmo Cuba, as regras variam bastante. No geral, a maior parte dos países permite a entrada com passaporte ou apenas preenchendo um formulário simples horas antes da viagem ou mesmo no aeroporto na hora da chegada.

Formulários por país
A ilha de Aruba, por exemplo, pede o preenchimento do formulário online EDCard antes de viajar.
Na República Dominicana, é necessário emitir o E-ticket também online, antes de entrar e sair.
Na Jamaica, antes de chegar, o turista precisa preencher o formulário C-5 online, com informações próprias e do voo.                       
Para entrar em Honduras, é preciso um cadastro online que pode ser feito atarvés do aplicativo "Prechequeo Migratorio", disponível para Android e IOS, antes da chegada.
Cuba é um dos países que exigem um "visto". Porém, é um documento super simples, que pode ser adquirido na hora em um consulado, embaixada ou mesmo no aeroporto antes da viagem.

Passaporte e vacinação
Dois itens são essenciais para entrar nos países da América Central: um Comprovante de Vacinação Internacional (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada e um passaporte com validade de pelo menos 6 meses (a partir do fim da viagem).

Dirigindo na América Central
Vários países da América Central adotam a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é uma carteira de habilitação internacional. No Brasil, ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional. Os países que aceitam a PID são: Bahamas, Costa-Rica, Cuba, Honduras, Guatemala, Panamá e República Dominicana.

A PID permite alugar carros e dirigir por alguns dias. A validade desses documentos varia em cada país, com prazo mínimo de 30 dias. Novamente, vale verificar os casos específicos.

Alguns países também possuem acordo de reciprocidade com o Brasil, ou seja, eles aceitam a CNH brasileira normalmente. Segundo o DETRAN-SP, esses países são: El Salvador, Haiti e Nicarágua.

Em todo caso, os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.

Imagem da Estátua da Liberdade em primeiro plano, situada na Liberty Island, cercada pelas águas do rio Hudson. Ao fundo, vê-se o horizonte da cidade de Nova York com diversos arranha-céus, incluindo o One World Trade Center à direita. O céu está parcialmente nublado, com tons alaranjados e rosados típicos do pôr do sol. Alguns barcos estão visíveis na água, compondo uma cena urbana e simbólica dos Estados Unidos. Imagem da Estátua da Liberdade em primeiro plano, situada na Liberty Island, cercada pelas águas do rio Hudson. Ao fundo, vê-se o horizonte da cidade de Nova York com diversos arranha-céus, incluindo o One World Trade Center à direita. O céu está parcialmente nublado, com tons alaranjados e rosados típicos do pôr do sol. Alguns barcos estão visíveis na água, compondo uma cena urbana e simbólica dos Estados Unidos. Imagem da Estátua da Liberdade em primeiro plano, situada na Liberty Island, cercada pelas águas do rio Hudson. Ao fundo, vê-se o horizonte da cidade de Nova York com diversos arranha-céus, incluindo o One World Trade Center à direita. O céu está parcialmente nublado, com tons alaranjados e rosados típicos do pôr do sol. Alguns barcos estão visíveis na água, compondo uma cena urbana e simbólica dos Estados Unidos.

Como entrar no México, Canadá e EUA

Confira a seguir os documentos básicos para entrar nos principais países buscados por turistas na Améria do Norte.
Diferente da Europa, onde a maioria dos países possui regras padronizadas, nos 3 países da América do Norte as exigências são diferentes. 

EUA
Os documentos para viajar aos Estados Unidos são:
- Passaporte dentro da validade;
- Visto (retirado com bastante antecedência);
- Vacinação contra a COVID-19 em dia.

Não são itens obrigatórios para entrar no país, mas os agentes de imigração podem requisitar a passagem de retorno, comprovação financeira em dólares e comprovante de estadia (como as diárias de hotel ou uma carta-convite).
Seguro viagem não é um item obrigatório para viajar aos Estados Unidos, mas pode ser extremamente útil, já que os atendimento médico ou odontológico no país pode ter valores elevados. No caso de uma emergência, um seguro viagem cobre essas despesas.

Dirigindo nos EUA
Por causa do acordo de reciprocidade com o Brasil, não é preciso emitir um documento especial para dirigir nos EUA, já que a CNH brasileira é válida por lá, inclusive para alugar carros.

Vale dizer que a CNH brasileira é válida por até 180 dias apenas. Depois disso, é necessário buscar os departamentos de trânsito locais nos Estados Unidos para conseguir o documento adequado.


México
Para o México, os documentos para viajar são:
- Passaporte dentro da validade;
- Autorização eletrônica para entrada no México preenchida até 30 dias antes.

O governo mexicano recomenda que, para quem não conseguir uma autorização eletrônica via site, que entre em contato com o consulado para obtenção do visto.

Dirigindo no México
Assim como os Estados Unidos, o México possui acordo de reciprocidade com o Brasil. Ou seja, a CNH brasileira é válida para dirigir, bem como alugar carros, no país.

Na hora de alugar um carro, é importante ficar de olho se o seguro contra terceiros está na cobertura. Isso porque ele é obrigatório no México.


Canadá
Semelhante ao EUA, o Canadá também pede visto e outros documentos para viajar específicos:
- Passaporte válido;
- Visto canadense, que pode ser emitido online;
- Formulário ArriveCAN preenchido antes do embarque.

Se você possui um visto válido para os Estados Unidos ou já tirou visto para o Canadá nos últimos 10 anos, pode garantir um visto mais rápido e barato, o eTA ("Autorização Eletrônica de Viagem" na sigla em inglês). A emissão de vistos tradicionais tiveram o prazo de emissão alongado graças à COVID-19, então é importante pesquisar e se planejar com antecedência. Os documentos necessários para emissão do visto variam de acodo com a situação de quem vai viajar.

Dirigindo no Canadá
O Canadá, assim como os outros países da América do Norte, é um dos países com acordo de reciprocidade com o Brasil, ou seja, eles aceitam a CNH brasileira, assim como o Brasil aceita a carteira canadense. Contudo, a nossa CNH é válida apenas por alguns meses, e esse período varia para as diferentes províncias no Canadá, indo de três a seis meses.

Os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.

Paisagem do Japão com o Monte Fuji ao fundo, parcialmente coberto de neve. Em primeiro plano, há uma pagoda tradicional japonesa de cinco andares, pintada em vermelho e branco. Ao redor, cerejeiras em plena floração exibem flores rosa claro. O céu ao entardecer está colorido com tons de laranja e amarelo, criando uma atmosfera serena e encantadora. A imagem combina elementos naturais e culturais, representando a beleza típica do Japão. Paisagem do Japão com o Monte Fuji ao fundo, parcialmente coberto de neve. Em primeiro plano, há uma pagoda tradicional japonesa de cinco andares, pintada em vermelho e branco. Ao redor, cerejeiras em plena floração exibem flores rosa claro. O céu ao entardecer está colorido com tons de laranja e amarelo, criando uma atmosfera serena e encantadora. A imagem combina elementos naturais e culturais, representando a beleza típica do Japão. Paisagem do Japão com o Monte Fuji ao fundo, parcialmente coberto de neve. Em primeiro plano, há uma pagoda tradicional japonesa de cinco andares, pintada em vermelho e branco. Ao redor, cerejeiras em plena floração exibem flores rosa claro. O céu ao entardecer está colorido com tons de laranja e amarelo, criando uma atmosfera serena e encantadora. A imagem combina elementos naturais e culturais, representando a beleza típica do Japão.

Viagens para o Japão, China, Tailândia e Coréia do Sul

Confira a seguir os documentos básicos para entrar nos principais países buscados por turistas na Ásia Assim como a América do Norte, na Ásia os países costumam possuir regras diferentes.

Japão
Os documentos para viajar ao Japão são:
- Passaporte (com validade mínima de três meses);
- Comprovante de vacinação contra a COVID-19 em dia (três doses) ou teste PCR negativo recente.

Dirigindo no Japão
Infelizmente, no Japão, brasileiros só podem dirigir adquirindo uma carteira de habilitação do país. Por lá, não é aceita a Permissão Internacional de Direção (PID), que permite brasileiros dirigir em outros países do mundo.

China
Para entrar na China, é necessário:
- Passaporte válido;
- Visto para a finalidade da viagem;
- Comprovante da vacinação contra a COVID-19 em dia;
- Comprovante de Vacinação Internacional (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada.

A China possui vários tipos de visto de acordo com a finalidade da visita (negócios, visita a parentes, estudo, turismo etc.), identificados por letras.
Para turistas, na hora de requisitar o visto no consulado, será necessário apresentar, entre outras coisas, a reserva de passagem, reserva de hospedagem ou carta-convite, formulário específico do tipo de visto tipo L, entre outras coisas. Antes de mais nada, é importante entrar em contato com o consulado para entender qual visto deverá ser emitido.

Dirigindo na China
Assim como no Japão, na China os brasileiros só podem dirigir adquirindo uma carteira de habilitação do país. Por lá, não é aceita a Permissão Internacional de Direção (PID), que permite brasileiros dirigir em outros países do mundo.

Tailândia
Esses são os documentos para viajar para a Tailândia:
- Passaporte válido;
- Comprovante de Vacinação Internacional (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada;
- Formulário de Declaração de Saúde (T.8);
- Passagem de volta ou saída para país vizinho;
- Comprovante de hospedagem.

Dirigindo na Tailândia
Assim como Japão e China, na Tailândia é possível dirigir apenas com a carteira de habilitação do país. É importante ter cuidado no país já que, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é comum as locadoras de carros no país alugar um carro para estrangeiros normalmente, o que pode acarretar em problemas para o motorista. Infelizmente, não é possível dirigir na Tailândia com uma CNH ou uma Permissão Internacional de Direção (PID).

Coréia do Sul
Para entrar na Coréia do Sul, é preciso os seguintes documentos:
- Passaporte válido;
- K-ETA (Autorização de Viagem) emitido online.

Para viagens a lazer, negócios ou estudo até 90 dias, a Coréia do Sul não exige vistos. Existem restrições para transporte e circulação de alguns itens no páis. Por isso, antes da viagem, vale a pena entrar em contato com o consulado para tirar dúvidas. É necessário emitir o K-ETA pelo menos 72 horas antes da viagem.

Dirigindo na Coréia do Sul
No país, é válida a Permissão Internacional de Direção (PID), para brasileiros poderem dirigir lá. Ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o prazo de validade que a carteira nacional. Porém, depois de 1 ano, é preciso emitir uma carteira sul-coreana a partir das autoridades locais.

É importante lembrar que os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.

Vista panorâmica de Paris em um dia ensolarado. À esquerda, a Torre Eiffel se destaca no horizonte. O rio Sena atravessa o centro da imagem, com embarcações atracadas ao longo das margens. A cidade se estende dos dois lados do rio, com uma mistura de edifícios históricos e modernos. Árvores e vegetação verde acompanham as margens, trazendo contraste à paisagem urbana. Vista panorâmica de Paris em um dia ensolarado. À esquerda, a Torre Eiffel se destaca no horizonte. O rio Sena atravessa o centro da imagem, com embarcações atracadas ao longo das margens. A cidade se estende dos dois lados do rio, com uma mistura de edifícios históricos e modernos. Árvores e vegetação verde acompanham as margens, trazendo contraste à paisagem urbana. Vista panorâmica de Paris em um dia ensolarado. À esquerda, a Torre Eiffel se destaca no horizonte. O rio Sena atravessa o centro da imagem, com embarcações atracadas ao longo das margens. A cidade se estende dos dois lados do rio, com uma mistura de edifícios históricos e modernos. Árvores e vegetação verde acompanham as margens, trazendo contraste à paisagem urbana.

O necessário para entrar na Europa

Para entrar em até 26 países do continente europeu, que fazem parte do Tratado de Schengen, é preciso ter em mãos os documentos a seguir.

Documentos e comprovações básicos:

- Passaporte (que permaneça válido por pelo menos três meses após o retorno);
- Vacinação contra a COVID-19 em dia;
- Seguro Viagem com cobertura de pelo menos 30 mil euros (comprovado pelo certificado de seguro);
- Comprovante de alojamento, aluguel de imóvel ou carta-convite;
- Comprovação financeira (quantia varia por país);
- Passagem de volta.

Você precisa saber

Atualmente, não é preciso visto para permanecer na Europa por menos de 90 dias. Se a ideia for permanecer mais tempo, é preciso buscar um visto adequado. Além disso, a partir de novembro de 2023 começa a valer o ETIAS ("Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagens" na sigla em inglês), que será um novo documento necessário para entrar em países europeus, inclusive para brasileiros.

Dirigindo na Europa

Para alugar um carro e conhecer o continente dirigindo é preciso garantir alguns documentos. Vários países europeus possuem acordo de reciprocidade com o Brasil, ou seja, eles aceitam a CNH brasileira normalmente. Segundo o DETRAN-SP, esses países são: Grécia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Espanha, País de Gales e Portugal.

Outros países europeus também permitem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é uma carteira de habilitação internacional. No Brasil, ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional. Os países que aceitam a PID são: Alemanha, Albânia, Áustria, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Federação Russa, Finlândia, França, Geórgia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Moldávia, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Checa, Romênia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Não é possível usar a CNH brasileira e a PID nos países para sempre. A validade desses documentos varia em cada país, com prazo mínimo de 30 dias. Novamente, vale verificar os casos específicos.

Os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.

Vista panorâmica do Sydney Opera House e da Sydney Harbour Bridge ao entardecer. O céu exibe tons de azul e laranja típicos do pôr do sol. As luzes da cidade e dos edifícios estão acesas, refletindo na água calma do porto. À esquerda, o Sydney Opera House se destaca com seu design icônico em forma de velas brancas. Ao centro, a Sydney Harbour Bridge, uma ponte arqueada de aço, cruza a imagem. Ao fundo, arranha-céus iluminados compõem o horizonte da cidade de Sydney. Vista panorâmica do Sydney Opera House e da Sydney Harbour Bridge ao entardecer. O céu exibe tons de azul e laranja típicos do pôr do sol. As luzes da cidade e dos edifícios estão acesas, refletindo na água calma do porto. À esquerda, o Sydney Opera House se destaca com seu design icônico em forma de velas brancas. Ao centro, a Sydney Harbour Bridge, uma ponte arqueada de aço, cruza a imagem. Ao fundo, arranha-céus iluminados compõem o horizonte da cidade de Sydney. Vista panorâmica do Sydney Opera House e da Sydney Harbour Bridge ao entardecer. O céu exibe tons de azul e laranja típicos do pôr do sol. As luzes da cidade e dos edifícios estão acesas, refletindo na água calma do porto. À esquerda, o Sydney Opera House se destaca com seu design icônico em forma de velas brancas. Ao centro, a Sydney Harbour Bridge, uma ponte arqueada de aço, cruza a imagem. Ao fundo, arranha-céus iluminados compõem o horizonte da cidade de Sydney.

Prepare-se para entrar na Austrália e Nova Zelândia

Confira a seguir os documentos básicos para entrar nos principais países buscados por turistas na Oceania.

Austrália
Para entrar na Austrália, você precisa:
- Passaporte válido por pelo menos seis meses (contados a partir da data de saída do país);
- Visto;
- Comprovante de Vacinação (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada.

Para emitir um visto australiano, o indicado é fazer com bastante antecedência e somente depois de comprar as passagens.
Existem vários tipos de vistos para a Austrália e as exigências variam com o perfil do visitante e tipo de visto. Exames de saúde e perfil, por exemplo, podem ser solicitados. Um visto para turista básico dá direito a permanecer na Austrália por até 12 semanas.

Dirigindo na Austrália
No país, é válida a Permissão Internacional de Direção (PID), para brasileiros poderem dirigir por lá. Ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional. Porém, ela não dura para sempre: o prazo máximo de validade para a PID na Austrália é de 1 ano.


Nova Zelândia
Os documentos para viajar para a Nova Zelândia são os mais fáceis de conseguir:
- Passaporte válido;
- Visto NZeTA omitido online.

A Nova Zelândia é um dos países que simplifica o processo de visto para brasileiros. É possível emitir um visto NZeTA em até 72 horas, em um processo simples, online e de baixo custo. O visto é válido por 90 dias. Também pode ser necessário apresentar passagem de ida e volta, comprovação financeira para a estadia e comprovante de reserva do hotel ou carta-convite.

Dirigindo na Nova Zelândia
Assim como na Austrália, na Nova Zelândia é válida a Permissão Internacional de Direção (PID), para brasileiros poderem dirigir por lá. Ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional. O prazo para utilização máxima é o padrão: 1 ano.

É importante ter em mente que os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.

Z7_MPD81G80POVU506JIT3AMD2GV4
Complementary Content
${loading}