De madrugada você acorda para fazer xixi? E quando isso acontece você fica perguntando se isso é um comportamento normal do seu corpo ou um indicativo de que as coisas estão podem não estar tão bem?
O UOL fez um material que ajuda a responder essa dúvida. Sim, acordar de madrugada para fazer xixi é normal. Mas com um porém: a frequência.
Se ir ao banheiro de madrugada é algo comum para você e se isso acontece apenas uma vez, então pode ficar tranquilo, é um comportamento normal. Agora se você vai mais de uma vez ou não tinha esse hábito e passou a ter, aí pode ser um sinal de alguma alteração no organismo.
O que é nictúria ?
Levantar de madrugada para fazer xixi tem um nome: nictúria. Como explica o site do grupo Cardio DF, a nictúria é comum e pode ficar mais constante com o avançar da idade.
A nictúria não é uma doença, mas pode ou não ter relação com uma doença. É comum se levantar para urinar uma vez por noite. Não é o ideal, uma vez que podemos ficar de sete a nove horas (o intervalo do sono) sem fazer xixi.
Agora se essa frequência é grande, aí pode ser que exista um problema a ser investigado por um médico especialista (o urologista, por exemplo).
Segundo o UOL, as causas mais comuns da nictúria são o consumo maior de líquidos próximo do horário de dormir; alterações da bexiga; mudanças na distribuição de líquidos no organismo; consumo de bebidas alcóolicas e de alguns medicamentos.
LEIA TAMBÉM: Ansiedade noturna: 6 dicas para acabar com esse transtorno
Quais problemas a nictúria pode causar e quais ela pode indicar?
Um dos problemas que a nictúria pode causar é a privação de sono. Tem quem levante para fazer xixi de madrugada e consiga voltar a dormir, mas tem quem não pegue mais no sono. A baixa qualidade de sono traz, no dia seguinte, cansaço, irritabilidade e maior risco de acidentes.
A nictúria pode causar também quedas e fraturas, um risco para as pessoas mais velhas.
Agora, o que a nictúria pode indicar? Segundo o UOL e o site do grupo CardioDF:
- Que o sono não está muito bom — a apneia obstrutiva do sono interfere nos hormônios, o que aumenta a produção da urina.
- Que a bexiga está perdendo sua capacidade de segurar a urina
- Que a produção de urina à noite está excessiva.
E essas causas podem mostrar que algo não está bem. No exemplo acima, falamos que a apneia obstrutiva do sono acaba aumentando a produção da urina.
A baixa capacidade da bexiga de segurar a urina pode ter relação com hiperplasia da próstata, cistite (infecção da bexiga), bexiga com hiperatividade e até um tumor de bexiga.
A produção de muito xixi à noite pode estar ligada a uma maior retenção de líquidos durante o dia, problemas renais, o uso de diuréticos e outros medicamentos e até diabetes (sai água com o excesso de açúcar). Outro fator presente aqui é o alto consumo de líquidos antes de dormir, em especial as bebidas alcoólicas e aquelas que contenham cafeína, como chá, café e refrigerantes.
É possível diminuir as idas ao banheiro?
Sim, é possível diminuir as idas ao banheiro de madrugada. Segundo o grupo CardioDF, uma solução para esses problemas é restringir o consumo de bebidas entre duas e quatro horas antes de dormir — inclusive álcool e cafeína.
Diuréticos devem ser evitados durante a noite, preferencialmente até seis horas antes de ir para a cama.
Pessoas com inchaço nas pernas devem erguê-las ao longo do dia para que, à noite, deitado e sem a ação da gravidade, o líquido não retorne para a circulação e produza mais urinas.
Mas, acima de tudo, visite o seu médico e fale sobre essas idas ao banheiro na madrugada. Só assim será possível investigar mais a fundo e definir uma estratégia para não ter mais o seu sono atrapalhado.