Z7_MPD81G80POKE40Q6UH34NG3002

Como ser mais criativo: exercícios físicos podem ser a resposta

Conheça o estudo realizado por pesquisador austríaco que mostra que a prática de atividades físicas ajuda a estimular novas ideias e a ser mais criativo

Como ser mais criativo: exercícios físicos podem ser a resposta

Ter criatividade é uma possibilidade para todas as pessoas, mas talvez você tenha que fazer um pouquinho de esforço físico para aumentar suas chances. É isso mesmo que você leu! Basta uma dose de atividade física, como uma caminhada no quarteirão em que fica a sua casa. 

A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade de Graz (Áustria) e publicada revista Nature, explica como a prática esportiva estimula pessoas a terem novas ideias.

Ao todo, 79 adultos saudáveis participaram do estudo. Eles utilizaram rastreadores de atividades por cinco dias para que os pesquisadores pudessem associar a criatividade à prática esportiva. Após esse tempo, os voluntários foram chamados para visitar um laboratório e “usar a imaginação” em itens como pneus, guarda-chuvas e finalizar desenhos incompletos.

Ao cruzar os dados da pesquisa com resultados de estudos anteriores com a mesma proposta, os pesquisadores da Universidade de Graz entenderam que há uma conexão entre a criatividade e a atividade física. Entre os voluntários, os cientistas perceberam que o mais ativo na prática de exercícios provou ser, também, o mais criativo. 

Por ser um estudo associativo, ou seja, que analisou apenas um momento na vida das pessoas, Christian Rominger, professor de psicologia da Universidade de Graz e principal autor da pesquisa, afirma que não é possível dizer se quanto mais ativa uma pessoa é, mais criativa ela será.

Humor e felicidade são importantes para ser mais criativo?
Outro ponto descoberto pela pesquisa é que a felicidade e o bom humor não estão necessariamente conectados aos estímulos criativos. A correlação entre atividade, criatividade e esses sentimentos eram mínimas. Como destaca o estudo, é o movimento que influencia na criatividade.

Por fim, apesar de o estudo não explicar como exercícios físicos e pequenas caminhadas conseguem moldar a criatividade de uma pessoa, o resultado é que a imaginação fértil começa com uma vida mais ativa.

Já fez o seu exercício do dia? Agora você tem mais um bom argumento para começar a mexer o seu corpo pra já!

Z7_MPD81G80P0JIE0QLG5MKSBHBH1
Complementary Content
${loading}