Um dos receios e impeditivos de quem quer parar de fumar é o ganho de peso. É verdade que ele acontece, mas dá para administrar. Confira algumas dicas.
Uma das dúvidas — e talvez um dos impeditivos — de quem pretende parar de fumar é se a ação favorável à saúde virá acompanhada do aumento de peso. Bom, em parte, esse receio é justificável. Um estudo realizado pelo Instituto do Coração (InCor) mostrou que 57% das mulheres que pararam de fumar engordaram.
Então, qual é a relação entre parar de fumar e o aumento de peso? E o que fazer para isso não acontecer? É o que vamos mostrar nos próximos parágrafos desta matéria especial para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto.
Antes de tudo, por que parar de fumar faz bem à saúde? Porque o tabagismo está associado a alguns males da saúde, entre eles, câncer, doenças cardiovasculares, problemas respiratórios e demência, como escreve Késia Queiroz, doutora em nutrição, para o site Veja Saúde.
LEIA TAMBÉM: 11 dicas para parar de fumar de vez
Qual a relação entre parar de fumar e engordar?
Na publicação, a especialista relata alguns estudos que mostram essa relação entre fim do tabaco e ganho de peso. Em diferentes partes do mundo, cientistas parecem concordar que sim, o ganho de peso é mais comum tão logo a pessoa pare de fumar.
O desafio é tentar encontrar o motivo. Segundo a doutora em nutrição, ainda não dá para pôr a culpa nas alterações hormonais.
Um potencial responsável é a nicotina, a substância viciante presente nos cigarros. “Ela se comporta tanto como inibidor de apetite quanto [como] estimulante metabólico”, explica Queiroz em seu texto. “Dessa forma, pode influenciar na questão do peso”, completou.
Outro potencial motivo: uma pesquisa de 2017 de Luxemburgo mostrou que fumantes intensos se alimentavam pior do que quem nunca fumou.
Agora, o que talvez contribua para esse aumento de peso está, justamente, em um dos benefícios de parar de fumar. “Os alimentos se tornam mais gostosos, já que as papilas gustativas ficam desobstruídas, e algumas pessoas tendem a realmente comer mais”, explica a especialista.
E há também, ela, a ansiedade gerada pela falta do cigarro. Diz a nutricionista: “Tudo isso é administrável. O mais importante é focar mais no objetivo de parar de fumar do que no peso em si”.
LEIA TAMBÉM: Saiba como identificar os gatilhos para parar de fumar
O que fazer para parar de fumar e não engordar?
Não existe muita mágica. Será preciso prestar mais atenção no quê e como você come, além da forma como você se sente quando o faz. E praticar exercícios físicos.
Confira algumas dicas listadas pela Veja Saúde e pela Boa Forma.
- Depois de reservar a data, fumar o último cigarro e dar fim aos maços, isqueiros e cinzeiros, é hora de preparar a despensa e deixá-la livre de guloseimas. Uma dica da Boa Forma é ter biscoitos com fibra extra e pipoca de canjica para aliviar a ansiedade.
- Outra dica é preparar potes com alimentos saudáveis de fácil acesso para comer quando a fome aparecer. Uvas, morangos, jaboticaba e amora, por exemplo, além de outras frutas cortadas em cubinhos ou hortaliças em palito.
- Ajuste a dieta e os horários das refeições. O cigarro tira a fome e, sem ele, ela volta. Este é o momento de definir horários para as refeições.
- Ao se alimentar, mastigue bem os alimentos. Aliás, prefira comidas que vão exigir a mastigação.
- Pratique atividades físicas. Faz bem para a saúde e ajuda no balanço calórico.
- Tome água, seja para desintoxicar o organismo, seja para sentir menos fome. O consumo de água deve ser a cada hora ou quando vier a vontade de fumar.
- Reveja hábitos e fuja das armadilhas (falamos sobre algumas delas aqui) quando pintar a vontade de fumar.
- Aliás, se você quiser fumar, espere cinco minutos. É isso que recomendam os especialistas do Instituto Nacional do Câncer, segundo a Boa Forma. A dica é manter mãos e boca ocupadas.