Como dizem as canções “A sua palavra de força, de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho” (de Roberto e Erasmo Carlos) e “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito” (de Milton Nascimento e Fernando Brant). E é bom mesmo manter as relações de amizade, porque uma revisão de 148 estudos, realizada nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que cultivam amizades sólidas têm 50% mais chances de viver mais.
A importância dos laços de amizade
Os autores dessa revisão, coordenada por especialistas da Brigham Young University e da Universidade da Carolina do Norte, também, concluíram que: “os efeitos da falta de amigos são comparáveis aos problemas provocados pela obesidade e pelo abuso de álcool. As amizades também são fundamentais para nossa saúde mental”.
Rita Carvalho, uma das autoras do estudo, afirma que “dependendo da situação de cada pessoa, a falta desse contato afetuoso de uma relação tão importante no dia a dia pode desencadear problemas emocionais/mentais mais sérios, já que está cientificamente comprovado que estar com pessoas que amamos libera ocitocina ou o hormônio do amor, que traz para o ser humano a sensação de bem-estar e acolhimento”.
Outra pesquisa, conduzida pela Universidade de Harvard, revelou que os laços de amizade oferecem benefícios reais à saúde e podem aumentar em até 10 anos a expectativa de vida das pessoas.
Mas uma coisa é fato: as pessoas não vão bater na sua porta! Para cultivar amizades é preciso dedicar tempo aos que estão próximos.
Como cultivar novas amizades
Uma boa dica é escolher um hobby que permita estar na companhia de pessoas com as mesmas afinidades. Os grupos que mais crescem no mundo, por exemplo, são os dos amantes de pets e os de atividades físicas - as duas opções são ótimas para o corpo e o cérebro.
O mundo on-line oferece inúmeras possibilidades de conexões. Você pode procurar grupos que compartilham dos mesmos interesses e um encontro virtual pode se tornar real, que tal?
LEIA TAMBÉM: 8 perguntas interessantes para puxar assunto
Alimente seus contatos, seja um bom ouvinte, dê bom dia para a vizinhança, para o atendente da padaria, do supermercado e para os colegas de trabalho. Uma grande amizade pode nascer das situações mais simples, e estimular o lado sociável é algo que precisa ser diário, senão a gente enferruja mesmo.
Gentileza gera gentileza, saúde e longevidade. Vamos nessa?