Quando a gente olha para o lado ou vê a vida dos amigos e familiares nas redes sociais, às vezes fazemos comparações e nos sentimos diminuídos. Aquele sentimento negativo, que quase sempre está relacionado ao nosso nível de confiança e autoestima. Será que a nossa vida é tão boa quanto a dos outros, e tão bem-sucedida?
"Fazer comparações e buscar validação fora de nós mesmos é a receita para nos sentirmos bem mal. A raiz da confiança é se conhecer e se aceitar como é”, escreve a coach Susie Moore em um artigo para o Greatist (conteúdo em inglês), no qual ela dá algumas dicas para quem quer se tornar uma pessoa mais confiante.
8 dicas para ser mais confiante
Confira abaixo uma lista que o Viva a Longevidade preparou para você deixar de lado o baixo astral e as comparações e se tornar uma pessoa mais confiante.
Tome uma decisão
Como não existem fórmulas mágicas, decida que você é uma pessoa confiante. "Mesmo que você sinta que não é verdade, é sua responsabilidade ser uma pessoa confiante. Ninguém pode fazer isso por você", diz Susie.
Mude a linguagem
Já reparou que pessoas confiantes não dizem "não posso fazer isso" ou "não sou bom/boa nisso"? Pois é. O modo como falamos faz toda a diferença. Uma linguagem mais forte, usando palavras como "amo", "faço" e "posso" impacta nosso humor, nossa confiança e o modo como as pessoas nos avaliam.
A linguagem corporal também, então ocupe bem seu espaço sentando com a coluna ereta, gesticulando e mantendo uma posição firme.
Abrace a insegurança
Uma coisa é certa: todo mundo, por mais bem-sucedido que pareça, tem suas inseguranças e seus pensamentos negativos. A diferença é que as pessoas confiantes não deixam as incertezas e as dúvidas dirigirem suas decisões. Por que não fazer o mesmo?
Transforme a inveja
Sabe aquela pessoa que você inveja? Que tal trocar esse sentimento negativo por outro positivo, que é a inspiração? Se alguém ocupa uma posição com a qual você sonha, imagine o que você pode fazer para chegar lá.
"Quando você foca no que pode controlar, seu nível de confiança aumenta muito", diz Susie.
Anote os elogios
Quando alguém te elogiar, pessoalmente ou nas redes sociais, anote. Pode parecer meio estranho, mas Susie explica que é fácil nos deixarmos levar pela negatividade quando recebemos um comentário negativo, por isso devemos sempre lembrar dos positivos.
Faça um arquivo simples com esses elogios e dê uma olhada quando estiver se sentindo para baixo.
Ria mais
Rir é sempre um bom remédio para aliviar as nossas preocupações e angústias. "Quando se chega ao ponto de rir quando as coisas dão errado, tudo fica mais fácil. Você relaxa e se abre para atrair mais alegria", explica Susie.
Seja você
Em vez de tentar atender às expectativas dos outros, seja algo que você pode controlar, ou seja, quem você realmente é, aproveitando seus próprios pontos fortes. "Ser você significa sentir-se inspirado, agir de acordo com o seu instinto e tomar decisões de um lugar de alinhamento e alegria, e não de medo e de comparações externas", diz Susie.
"Você está se movendo por uma força interna? Sua intuição é sua maior conselheira, e uma fonte enorme de confiança", explica.
Tenha um propósito
Você já sabe o que te motiva a ser uma pessoa melhor? Então reflita sobre isso e defina quais são os seus propósitos na vida. Afinal, saber por que você faz o que faz traz uma tremenda confiança.
LEIA TAMBÉM: Por que ser solidário nos faz bem?