Por enquanto não dá para viajar, mas isso não significa que não podemos conhecer algumas paisagens deslumbrantes pelo mundo afora. Para dar uma variada na rotina, que tal fazer um tour virtual a alguns dos lugares mais belos do planeta? O The Guardian listou dez deles --confira a seguir e boa viagem!
Grand Canyon (Estados Unidos)
Um dos maiores e mais belos desertos do planeta, tem rochas com mais de dois bilhões de anos, assentadas em 40 camadas sedimentares que dão à paisagem um colorido sem igual, com muitas formas diferentes. Use o Google Earth para explorar o deserto, espiar um panorama da Angel’s Window e descer as corredeiras do rio Colorado em um dia de sol. Outra opção é sobrevoar o deserto no AirPano.
Monte Everest (Nepal)
Qualquer um pode escalar o pico mais alto do mundo, que fica na fronteira entre a China e o Nepal. Dá para caminhar pelo acampamento-base usando o Google Maps, mas sem encarar o frio ou os efeitos da altitude. Pelo Google Earth, é possível ver outros picos e caminhar pelas trilhas no solo, e pelo AirPano dá para ver imagens em 360 graus.
Aurora boreal
Um dos fenômenos mais lindos e raros do mundo pode ser visto no site do Lights Over Lapland. Essa viagem de cinco minutos parte de um hotel de gelo na Suécia, passa por lagos e florestas gelados e chega em uma cabana de onde se veem as luzes dançantes. Aproveite a viagem para, no mesmo site, dar um passeio de trenó por paisagens de gelo. No AirPano, dá para admirar as luzes como elas são vistas na Islândia.
Hang Son Doong (Vietnã)
Essa é a maior caverna do mundo --e só foi descoberta em 1991, sabia? Neste projeto da National Geographic, a ideia é preservar a caverna com passeios virtuais com visão em 360 graus e efeitos sonoros. Siga a trilha na floresta, atravesse o rio e descubra a visão do topo de uma estalagmite de 70 metros de altura (Hand of Dog), aproveitando o show de luzes no caminho.
Yosemite Park (Estados Unidos)
Nas montanhas de Sierra Nevada existem mais de 400 espécies de animais, incluindo ursos negros, uma espécie rara de lebre branca e morcegos em extinção. Mas legal mesmo é usar o Google Maps para escalar o El Capitan e ter uma bela visão lá do topo, a 954 metros do solo, depois de ir escalando o paredão com alpinistas, apreciando a paisagem em 360 graus. Para conhecer mais paisagens do parque, explore as imagens em 360 no Virtual Yosemite.
Parque Zhangjiajie (China)
Os pilares rochosos com cerca de 1.000 metros de altura deste parque nacional foram a inspiração para os picos flutuantes das paisagens do filme "Avatar", de James Cameron. Eles têm essa forma por causa da erosão causada pela água e pelo gelo. Quer ver de perto? Sobrevoe o entorno dessas famosas colunas em um tour em vídeo da AirPano e depois confira imagens da maior e mais alta ponte de vidro do mundo.
Giant’s Causeway (Irlanda do Norte)
Aqui está uma paisagem super diferente, formada por 40 mil colunas de basalto com formas geométricas intertravadas. Diz a lenda que são os resquícios de uma trilha para a Escócia construída por gigantes. Já os cientistas acreditam que ela foi formada pela lava escorrendo na direção do mar há 50 milhões de anos. Dá para conhecer fazendo o tour virtual do National Trust e sobrevoar a área com o AirPano.
Glaciar Perito Moreno (Argentina)
Uma das atrações mais famosas da Patagônia argentina pode ser explorada nesta imagem interativa do 360cities, que permite chegar bem mais perto do gelo do que na vida real. Preste atenção nos tons de azul: quanto menos oxigênio tem no gelo, mais azulado ele fica. Para conhecer mais sobre a paisagem da Patagônia, veja este vídeo produzido pelo The Guardian.
Vulcão Ambrym (Vanuatu)
Já pensou chegar bem perto de um vulcão em erupção? Sim, tem gente que faz isso --e neste vídeo você acompanha como dois documentaristas e um vulcanologista se preparam para chegar a 60 m do vulcão Ambrym, que tem lava a 1.200oC e fica em uma ilha do Oceano Pacífico. Para saber mais, veja também o documentário “Spitting Distance”.
Deserto da Namíbia (Namíbia)
As dunas de areia deste deserto que fica no sul da África são uma bela imagem, com suas formas sinuosas e de cor rosa-alaranjado --algumas chegam a quase 400 m de altura. No AirPano, dá para conhecer, em 360 graus, os principais montes e ver detalhes como o chão de sal, as acácias secas e uma bela visão da Via Láctea quando a noite cai.